Prefeitura de Goiânia repassa R$ 66 milhões para unidades educacionais
2 minutos de leitura

Prefeitura de Goiânia repassa R$ 66 milhões para unidades educacionais

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou nesta sexta-feira (26/6) o repasse de R$ 66.410.000,00 às escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da rede municipal. O montante, proveniente do projeto Escola Viva — integrado ao Programa de Autonomia Financeira da Instituição Educacional (Pafie) — será aplicado em manutenção, melhorias estruturais e adequações essenciais para o funcionamento seguro e eficiente das unidades escolares.

Os recursos poderão ser usados em serviços como pintura, manutenção das instalações elétricas e hidráulicas, recuperação de calhas, telhados e muros, obras de acessibilidade e reformas gerais. A distribuição do valor entre as unidades considera a área total da instituição, o número de salas de aula e o total de alunos matriculados, garantindo que a alocação seja proporcional às necessidades de cada escola. A definição das prioridades ficará a cargo da direção de cada unidade, em conjunto com o conselho gestor do programa, que deve apresentar à SME um plano de aplicação e orçamentos para execução das obras; ao final, as escolas prestarão contas com relatórios detalhados.

O prefeito Sandro Mabel destacou que o Escola Viva acelera a aplicação de recursos públicos e contribui para ambientes escolares mais seguros, acolhedores e adequados ao processo de ensino e aprendizagem. A secretária titular da SME, Giselle Faria, reforça que a autonomia financeira permite maior participação social na destinação dos recursos e respostas mais rápidas às demandas locais, beneficiando diretamente alunos, professores e servidores.

O repasse de R$ 66,41 milhões marca um passo importante na política de investimento em infraestrutura educacional de Goiânia, com foco em acessibilidade, prevenção de problemas estruturais e melhoria das condições de trabalho. Com a execução das intervenções previstas, a expectativa é reduzir riscos como infiltrações e alagamentos, ampliar a segurança elétrica e oferecer espaços mais adequados para atividades pedagógicas e de convivência, impactando positivamente a rotina de milhares de estudantes da rede municipal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *