Governadores pedem 90 dias para adiar aumento da tarifa de ônibus no Entorno do DF
1 minutos de leitura

Governadores pedem 90 dias para adiar aumento da tarifa de ônibus no Entorno do DF

Os governadores Ronaldo Caiado (GO) e Ibaneis Rocha (DF) enviaram ao Ministério dos Transportes e à ANTT, nesta quarta-feira (20/08), ofício solicitando a prorrogação por 90 dias da suspensão do reajuste de 2,91% nas passagens de ônibus do Entorno do Distrito Federal. Sem a renovação, o novo valor começa a valer neste sábado (23/08), impactando o custo do transporte semiurbano.

No documento, os chefes dos Executivos afirmam que o prazo extra é essencial para não onerar milhares de trabalhadores que dependem do deslocamento diário entre Goiás e Brasília. Eles destacam que a economia local se sustenta em grande parte nesse fluxo de passageiros.

O pedido também menciona a minuta protocolada no Ministério dos Transportes para criar o Consórcio Interfederativo da Região Metropolitana do Entorno (Cirme). A implantação do órgão permitirá a gestão compartilhada do serviço entre União, DF e Goiás, até hoje sob responsabilidade única da União.

“Atualmente a gestão é exclusiva da União, mas Goiás e o Distrito Federal estão sensíveis ao problema enfrentado pela população do Entorno e dispostos a participar de uma solução compartilhada. Goiás defende essa proposta desde 2019”, afirma Caiado.

Os governadores aguardam agora resposta oficial da União para concluir as negociações sem penalizar os usuários com o reajuste imediato. A iniciativa reforça o compromisso de ambas as unidades federativas em buscar uma solução definitiva para o transporte no Entorno do DF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *