Goiânia firma parceria com Sebrae Goiás para simplificar abertura e gestão de empresas
2 minutos de leitura

Goiânia firma parceria com Sebrae Goiás para simplificar abertura e gestão de empresas

O prefeito Sandro Mabel recebeu nesta terça-feira (19) o relatório técnico do Sebrae Goiás que mapeia e propõe melhorias na abertura, alteração e baixa de empresas em Goiânia. Fruto de consultoria realizada entre maio e junho, o documento reúne diagnóstico, fluxos administrativos e sugestões para modernizar a gestão municipal e acelerar processos empresariais.

“Precisamos modernizar a prefeitura, cortar excessos e acabar com atrasos. O empreendedor quer abrir negócio, mas esbarra na demora das licenças e acaba desistindo. Essa parceria com o Sebrae é fundamental para criar condições de sucesso a quem gera emprego e renda”, afirmou o prefeito.

Allan Máximo, gestor de Políticas Públicas do Sebrae Goiás, destacou que o relatório foi construído em diálogo com secretarias e equipes técnicas. “Propomos redução de etapas, eliminação de retrabalho e integração digital. O material será atualizado continuamente para simplificar cada vez mais a vida do empresário.”

O estudo recomenda padronização de rotinas, auditorias permanentes e implementação de fluxos automáticos. Segundo o Sebrae, mais de 295 000 empresas estão ativas em Goiânia, e o número de microempreendedores individuais saltou de 41 000 para 138 000 entre 2015 e 2025 — crescimento de 234%. Em 2025, pequenos negócios responderam por 61% dos novos postos de trabalho na capital.

O secretário de Eficiência, Fernando Peternella, já implantou o alvará provisório e unificou etapas de fiscalização. “Há 90 dias oferecemos licença imediata e em breve receberemos licenciamento ambiental de forma digital, eliminando pilhas de processos físicos.”

Para o secretário de Inovação e Transformação Digital, Fabio Christino, digitalizar 100% dos serviços da prefeitura até o fim de 2026 é prioridade. “Tecnologia é meio de evolução: cidade inteligente é a que oferece serviços ágeis e eficientes. O Sebrae é parceiro vital nesse processo.”

O evento contou ainda com a presença de autoridades como Euclides Siqueira (Juceg), Ana Carolina Nunes (Planejamento), Andrea Vulcanis (Semad), Eduardo Veras (Faeg) e Sucena Hummel (CRCGO).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *