
Cavalaria da PM leva equoterapia e humanização ao HMAP de Aparecida de Goiânia
Na próxima quinta-feira (31/7), a partir das 7h30, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) receberá mais uma edição do projeto de equoterapia promovido pelo Regimento Montado da Polícia Militar de Goiás. A iniciativa insere cavalos no ambiente hospitalar para oferecer estímulos sensoriais, emocionais e sociais a pacientes internados, inclusive à beira do leito.
Coordenado pela equipe multiprofissional do HMAP—fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar—o projeto garante segurança total e viabiliza o contato mesmo de quem tem mobilidade reduzida. Desde 2022, mais de 600 pacientes já participaram das visitas mensais da Cavalaria da PM.
O HMAP, administrado pelo Einstein desde junho de 2022, é o maior hospital municipal do Brasil, com 17 mil m², 235 leitos operacionais e 10 salas de cirurgia. Em sua gestão, o Einstein reduziu em quase metade o tempo médio de internação e a taxa de mortalidade passou de 15,33% para 3,6% em seis meses.
A unidade, que também detém acreditação ONA nível 1 e Selo Top Performer 2025 na UTI, reforça com a equoterapia seu compromisso de humanizar o atendimento, promovendo maior conforto e bem-estar emocional em sua rotina de alta complexidade.