Governo amplia itens do PAA Quilombola com leite, tilápia e frutas nativas
1 minutos de leitura

Governo amplia itens do PAA Quilombola com leite, tilápia e frutas nativas

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), em parceria com a Emater Goiás, lançou novo edital do Programa de Aquisição de Alimentos Quilombola (PAA Quilombola), integrando ações do Goiás Social para fortalecer a agricultura familiar e promover inclusão produtiva.

A edição 2025 passa a aceitar, além dos produtos tradicionais, leite, queijo muçarela, pitaya e filé de tilápia, além de itens de extrativismo vegetal como baru, macaúba e mangaba. Todas as novidades estão respaldadas pela Portaria Mapa nº 750/2024 e também integrarão o PAA Goiás.

Para a secretária em substituição da Seapa, Glaucilene Carvalho, a diversificação amplia a autonomia das comunidades quilombolas. “Com mais variedade, aumentamos a renda local e reforçamos a segurança alimentar ao destinar os alimentos a instituições da própria região”, afirma.

Levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Social identifica 82 comunidades quilombolas em 49 municípios goianos, muitas já beneficiadas por políticas de fomento à agricultura familiar. O PAA Quilombola conecta essas populações a mecanismos de geração de renda e segurança alimentar.

As inscrições seguem abertas até 31 de julho na Plataforma PAA Goiás (https://goias.gov.br/agricultura/paa-quilombola/), onde está disponível o edital completo, tabela de preços e formulários. Técnicos da Emater Goiás oferecem apoio na elaboração das propostas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *