Goiânia amplia esgotamento na Vila Alto da Glória e lidera ranking nacional de saneamento
2 minutos de leitura

Goiânia amplia esgotamento na Vila Alto da Glória e lidera ranking nacional de saneamento

Em ato realizado nesta quarta-feira (16/7), o prefeito Sandro Mabel lançou as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário na Vila Alto da Glória, consolidando Goiânia como a capital brasileira com melhor cobertura de saneamento, segundo o 17º Ranking do Saneamento, do Instituto Trata Brasil.

O estudo aponta que 99,62% dos goianienses têm acesso à água tratada e à coleta de esgoto — contra 55,2% de média nacional — e que a cidade apresenta perdas de água de apenas 12,69%, frente aos 39,35% registrados no país.

O investimento de R$ 4,1 milhões, coordenado pela Saneago, inclui a instalação de 11,2 km de redes coletoras, 1 km de interceptor e três travessias aéreas. A previsão é atender diretamente cerca de 2 000 moradores da Vila Alto da Glória, Residencial Cléa Borges e Parque Flamboyant até novembro, usando método não destrutivo para minimizar impactos em calçadas e vias.

“Essa obra traz água potável e esgoto tratado a milhares de famílias, reduzindo doenças e protegendo o meio ambiente”, afirmou Mabel, que também destacou a desburocratização dos licenciamentos pela prefeitura. Desde 2021, 115 projetos da Saneago estavam parados; com processamentos por blocos, as obras ganharam agilidade.

O presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, acrescentou que, paralelamente à expansão na Vila Alto da Glória, a companhia reforça o abastecimento em toda a cidade com novas adutoras e interligações entre os sistemas João Leite e Meia Ponte. “Nosso objetivo é garantir segurança hídrica mesmo em áreas de maior crescimento”, disse.

Outra novidade é a entrada em operação assistida do tratamento secundário na Estação de Tratamento de Esgoto Dr. Hélio Seixo de Britto. Com processo de lodos ativados, a ETE Goiânia eleva em 90% a remoção de carga orgânica, protegendo cada vez mais o rio Meia Ponte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *