GoiâniaTur apresenta candidatura do Art Déco da capital à Unesco
2 minutos de leitura

GoiâniaTur apresenta candidatura do Art Déco da capital à Unesco

A Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur) apresentou, nesta terça-feira (1º/7), o conjunto Art Déco de Goiânia à Unesco, em reunião na sede da organização na capital francesa. A missão, liderada pela presidente Nárcia Kelly e acompanhada pela Delegação Permanente do Brasil, não gerou custos aos cofres públicos.

O objetivo é obter o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, que exige comprovação de valor universal excepcional, plano de conservação do acervo urbano e engajamento da população. Durante o encontro, a GoiâniaTur formalizou convite para representantes da Unesco participarem das celebrações do Centenário do Art Déco, promovidas ao longo de 2025 na capital goiana.

 

Principais pontos discutidos

  • Parcerias técnicas para preservação, gestão e promoção do patrimônio edificado
  • Ações educativas e sinalização de edifícios históricos
  • Políticas públicas de preservação alinhadas às diretrizes da Unesco

 

Rede de Cidades Criativas

Em agenda paralela, a comitiva reuniu-se com Denise Bax, secretária da Rede de Cidades Criativas da Unesco, para avaliar candidatura de Goiânia nas categorias Arquitetura, Design e Cultura. Projetos como sinalização patrimonial e requalificação do centro distribuíram-se na pauta de 2025.

 

Patrimônio Art Déco em Goiânia

Goiânia abriga 22 bens tombados pelo Iphan, entre eles Palácio das Esmeraldas, Coreto da Praça Cívica e Antiga Estação Ferroviária. As comemorações do centenário do Art Déco incluem exposições, palestras e roteiros guiados.

“Queremos que o mundo reconheça esse legado e, acima de tudo, que ele seja protegido para as futuras gerações”, afirmou Nárcia Kelly, ao reforçar a importância de projetar Goiânia no cenário internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *