PEIEX abre 150 vagas para qualificação de empresas em exportação
2 minutos de leitura

PEIEX abre 150 vagas para qualificação de empresas em exportação

Programa gratuito de capacitação

O Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX), iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), será executado em Goiás pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). O projeto capacitará, gratuitamente, empresas interessadas em iniciar a exportação de forma segura e estruturada.

 

Apoio especializado

Com o suporte de especialistas em Comércio Exterior do Núcleo Operacional do PEIEX, as empresas receberão orientações detalhadas sobre os processos de exportação, preparando-as para competir no mercado internacional. “O PEIEX é fundamental para ampliar a competitividade das empresas goianas. Estamos confiantes de que esse suporte estratégico contribuirá para expandir negócios, gerar empregos e impulsionar a economia do estado”, afirmou Joel Sant’Anna Braga Filho, titular da SIC.

 

Requisitos para participação

Para se inscrever, as empresas devem:

  • Possuir CNPJ ativo ou documento reconhecido para produtores rurais;
  • Ter produto ou serviço exportável;
  • Estar dispostas a se qualificar para exportação ou expansão internacional;
  • Ter capacidade de produção suficiente para atender ao mercado externo;
  • Adotar melhorias de gestão e adaptar produtos, se necessário;
  • Contar com recursos para investir na internacionalização ou optar por exportar indiretamente.

 

Processo de qualificação

A capacitação, com duração média de três meses, inclui a criação de um Plano de Exportação (para bens) ou Mapa de Valor (para serviços), ambos personalizados. A equipe técnica analisará a maturidade exportadora das empresas, abordando temas como embalagem, precificação, barreiras de acesso ao mercado e oportunidades internacionais.

 

Resultados esperados

Em Goiás, três convênios do PEIEX já qualificaram 470 empresas. Nesta 4ª edição, a meta é atender 150 empresas, com um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões. Ao final do programa, as participantes poderão integrar outras iniciativas da Apex-Brasil, aplicando o conhecimento adquirido para expandir suas operações no mercado internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *