Banco de Sangue do Hugol Entra em Estado Crítico e Pede Ajuda da População
2 minutos de leitura

Banco de Sangue do Hugol Entra em Estado Crítico e Pede Ajuda da População

O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, emitiu um alerta de urgência para a queda acentuada nas doações. Os estoques dos tipos B e O negativos estão em níveis críticos. Segundo o supervisor do Banco de Sangue, Wilson Moreira, o período de férias, aliado ao aumento de acidentes domésticos, é o principal fator que contribui para a redução no número de doações e para a crescente demanda na unidade.

Importância e Segurança da Doação

A doação de sangue é um ato de solidariedade seguro, que não representa risco para o doador. Todo o processo segue rigorosos critérios de triagem clínica, e o material utilizado é completamente descartável, eliminando qualquer chance de contaminação.

“Só doa quem atende aos requisitos de saúde, e tudo é feito de maneira confiável para proteger o doador e o receptor”, reforça Moreira.

Critérios para Doação

Para garantir a segurança de todos, o Hugol segue normas estabelecidas para doações. Entre os principais requisitos estão:

  • Boa saúde e ausência de sintomas gripais
  • Peso acima de 50 quilos
  • Idade entre 18 e 69 anos
  • Estar descansado e evitar alimentação gordurosa nas três horas anteriores
  • Não ter feito tatuagem ou piercing há menos de um ano
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, entre outros

Funcionamento e Contato

O Banco de Sangue do Hugol fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h. Para mais informações, ligue para (62) 3270-6662 ou envie mensagem para (62) 3270-6661 (WhatsApp).

A unidade ressalta que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas e faz um apelo à solidariedade da população: com a doação de apenas alguns minutos do seu tempo, é possível ajudar pacientes que necessitam de tratamento emergencial e intervenções cirúrgicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *