2 minutos de leitura

Prefeitura de Goiânia Intensifica Ações Socioassistenciais para Pessoas em Situação de Rua

A Prefeitura de Goiânia, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), amplia suas atividades socioassistenciais, fortalecendo o trabalho das equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas). Essas equipes realizam busca ativa nas ruas da cidade, 24 horas por dia, com uma média diária de 40 a 50 abordagens em diversos pontos estratégicos.

O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) opera ininterruptamente, todos os dias, e concentra-se no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social que fazem do espaço público sua moradia ou local de trabalho.

Composta por profissionais capacitados, como assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, a abordagem social é contatada através do telefone (62) 3524-7389. Após a abordagem, as pessoas são encaminhadas para áreas assistenciais, incluindo o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

O Centro Pop, localizado na Alameda Botafogo, nº 68, Setor Central, oferece serviços técnicos para análise de demandas, orientação e encaminhamento aos serviços socioassistenciais. Além disso, proporciona acesso a políticas públicas que visam à autonomia, inserção social e proteção contra situações de violência.

Os assistidos pelo programa recebem acesso a alimentação, kits de higiene, emissão de documentação, encaminhamento para comunidades terapêuticas, casas de passagem, equipes de saúde e assistência social. Simultaneamente, são distribuídas refeições em locais estratégicos, como nos setores Campinas, Vila Abajá, região da 44, Centro, entre outros.

Reforço nos Atendimentos

Em dezembro, a unidade recebeu novos equipamentos, incluindo aproximadamente seis mil kits de higiene, 180 capas de courino para colchões, 180 capas de travesseiros, além de 10 armários de aço para guarda-volume e diversos eletrodomésticos, como liquidificadores, espremedores de frutas, aspiradores de pó e fornos.

A distribuição abrangeu não apenas o Centro Pop, mas também beneficiou as Casas de Acolhida Cidadã, o Residencial Niso Prego, Complexo 24h e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) das regiões Centro-Sul, Leste, Oeste, Noroeste e Norte.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs) – Prefeitura de Goiânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *