1 minutos de leitura

Novos Conselheiros Tutelares Iniciam Mandato em Goiânia para o Quadriênio 2024-2028

Nesta quarta-feira, os novos conselheiros tutelares de Goiânia deram início às suas atividades, assumindo um mandato de quatro anos, que se estende de 2024 a 2028. A eleição, ocorrida em outubro de 2023, elegeu 30 titulares e 30 suplentes por voto popular. Esses gestores estarão distribuídos nos seis conselhos localizados nas regiões Centro-Sul, Oeste, Noroeste, Norte, Leste e Campinas.

O prefeito Rogério, ao saudar os profissionais empossados, ressaltou a importância de seus papéis na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Ele destacou que esses conselheiros serão a voz daqueles que muitas vezes não podem se expressar, sendo defensores incansáveis da justiça e do respeito aos direitos fundamentais das crianças da cidade.

A diplomação dos novos membros dos Conselhos Tutelares ocorreu em 15 de dezembro de 2023, em uma cerimônia no Auditório VI da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás).

Os conselhos tutelares funcionarão de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, com atendimento em regime de plantão nos sábados, domingos, feriados e períodos noturnos. O público-alvo compreende crianças e jovens de zero a 18 anos, sendo atendidos em caráter especial até 21 anos.

Com a missão de zelar pelos direitos de crianças e adolescentes, os conselheiros tutelares atuarão em situações de vulnerabilidade, negligência, abuso ou violação de direitos. Suas responsabilidades incluem atendimentos, aconselhamentos, encaminhamentos, fiscalização de entidades que atendem essa população e mobilização da comunidade para conscientização sobre a importância da proteção dos direitos infantojuvenis, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *