Vilela participa do lançamento do SIMU, projeto nacional de mobilidade urbana
2 minutos de leitura

Vilela participa do lançamento do SIMU, projeto nacional de mobilidade urbana

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, participou nesta segunda-feira (28) do lançamento do “Mobilidade em Foco: Aprimoramento do Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana (SIMU)” na sede da Fecomércio-GO, em Goiânia, iniciativa da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos em parceria com o Ministério das Cidades e o IBGE.

Como vice-presidente de Mobilidade e Infraestrutura da FNP, Vilela ressaltou a integração entre municípios. “Aparecida soma sua experiência à de Goiânia para promover um transporte público mais integrado, eficiente e digno para os usuários. A cooperação regional é essencial para um sistema nacional robusto, com dados confiáveis e governança colaborativa”, afirmou.

O evento, conduzido pelo prefeito de Goiânia e presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da FNP, Sandro Mabel, teve como objetivo substituir processos manuais por tecnologias como GPS/AVL e bilhetagem eletrônica, criando uma base nacional digital padronizada para coleta e análise de informações sobre transporte coletivo.

Prefeitos de 14 cidades-piloto e representantes de instituições como Urbi Mobilidade Urbana, ANTP, Instituto MDT, Bloomberg, Transcon, Uberlândia, IBGE, Ministério das Cidades e o Fórum Nacional de Secretários de Mobilidade Urbana também marcaram presença.

Em fase de implantação em cidades como Belo Horizonte, Campinas, Uberlândia e Manaus, o SIMU servirá de base para planejamento de investimentos, acordos federativos e aprimoramento do serviço ao cidadão.

Gilberto Perre, secretário-executivo da FNP, afirmou que “o país não sabe quantos ônibus rodam, quantos passageiros são transportados nem a idade da frota. Monitorar em tempo real, assim como na aviação, é fundamental para decisões inteligentes e conforto dos usuários.”

Marcelo Baiocchi, presidente da Fecomércio-GO, destacou o impacto no comércio. “Onde há transporte coletivo digno, há mobilidade urbana de verdade. O diálogo público-privado gera fluxo, acessibilidade e atrai clientes”, disse.

Em Aparecida, a administração municipal renovou a frota com ônibus climatizados, acessíveis e equipados com Wi-Fi e USB, integra o sistema metropolitano com bilhete único e vem modernizando pontos de parada e o monitoramento via GPS para oferecer mais previsibilidade aos usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *