Vacinação escolar itinerante em Aparecida atinge 20 CMEIs rumo aos 33 previstos
3 minutos de leitura

Vacinação escolar itinerante em Aparecida atinge 20 CMEIs rumo aos 33 previstos

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), avança na campanha de vacinação itinerante em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Iniciada em 1º de abril pela Superintendência de Vigilância em Saúde e Coordenação de Imunização, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a ação visa atualizar o esquema vacinal de crianças de seis meses a cinco anos.

Até o momento, 20 das 33 unidades da rede municipal já foram atendidas. A vacinação segue até 7 de maio, com novas equipes programadas para receber as crianças: outras 13 CMEIs serão atendidas no próximo dia 23. Os serviços são prestados diariamente, das 14h às 16h30, por duas equipes volantes compostas por oito profissionais em cada local, sempre mediante autorização dos pais ou responsáveis.

 

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, destacou que a iniciativa faz parte dos esforços contínuos da gestão do prefeito Leandro Vilela para ampliar a cobertura vacinal e evitar a reintrodução de doenças como sarampo, poliomielite e coqueluche. “Estamos seguindo as determinações para que todas as nossas crianças sejam imunizadas, garantindo uma estratégia segura, prática e que promove mais qualidade de vida”, afirmou.

Renata Cordeiro, coordenadora de Imunização da SMS, ressaltou a importância da cooperação dos familiares. “Facilitar o acesso à vacinação é essencial para proteger as crianças. Pedimos que os responsáveis acompanhem o cronograma e entreguem a documentação necessária na secretaria da escola”, explicou.

 

Para que a criança seja vacinada, é imprescindível que os pais ou responsáveis entreguem, no período matutino, os seguintes documentos na secretaria da unidade: cartão de vacinação, documento com foto (RG ou certidão de nascimento) e CPF ou Cartão SUS. Caso a vacinação escolar não seja escolhida, a família será orientada a procurar a unidade de saúde mais próxima.

Além do calendário básico infantil – exceto as vacinas BCG e contra a dengue, aplicadas exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde – também é oferecida a vacina contra a Covid-19, autorizada para crianças a partir dos seis meses, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

 

A campanha ainda contempla profissionais da educação, indicando a vacina dTpa para professores e auxiliares, em resposta ao aumento dos casos de coqueluche. A divulgação é feita por meio de materiais informativos e orientações via WhatsApp para facilitar a comunicação com as famílias.

O cronograma já contempla diversas unidades. Entre os CMEIs já atendidos estão Amélia Alves, Valdivina Guimarães, Ana Barbosa da Costa, Jardim Maranata, Azélia de Oliveira, Ozória Luiza, Cândido de Queiroz, José Ferreira, Comunidade Legal, Geralda Ribeiro, Cantídio Rodrigues da Silva, Euler Fernandes, Deusdete Lêdo, Maria Madalena, Joeslene Martins, Lucilía Viana, Leotério Dias, Edith Pereira, José Vicente de Araújo e Profª Vinovita Guimarães. Nos próximos dias, as unidades Buriti Sereno, Tia Bely, Benedita Maria do Nascimento, Manoel Simão, CMEI Residencial Araguaia, Olaídes Bonifácio, Manoel Alves, Similiana Lemes, Joaquim Gonçalves, Parque Primavera, Vila Delfiore, Rotary Club e Santa Terezinha serão atendidas.

Com essa ação integrada, a vacinação escolar itinerante reafirma seu papel estratégico na proteção coletiva e no desenvolvimento saudável das crianças, alinhando os setores de saúde e educação em benefício da comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *