Vacinação e Diagnóstico Precoce São Cruciais no Combate à Meningite
1 minutos de leitura

Vacinação e Diagnóstico Precoce São Cruciais no Combate à Meningite

Com a proximidade do Dia Mundial de Combate à Meningite, em 24 de abril, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), por meio do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), alerta a população sobre os perigos dessa doença e a importância da prevenção. A meningite, inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos e já resultou em 290 casos no estado durante 2024.

Nos primeiros meses de 2025, o HDT registrou 30 casos suspeitos, dos quais 16 foram confirmados – sem óbitos até o momento, embora ainda haja oito casos em análise. A infectologista pediátrica Roberta Rassi destaca que a forma bacteriana é a mais grave, podendo evoluir rapidamente para sequelas ou óbito se não for tratada com urgência. Os sintomas variam conforme a faixa etária, manifestando-se de forma inespecífica em recém-nascidos e, em crianças maiores e adultos, com febre alta, dor de cabeça intensa e vômitos.

 

Para prevenir a doença, o principal caminho é a vacinação. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente vacinas contra os três principais agentes bacterianos causadores de meningite. Aos 2 meses, é aplicada a vacina pneumocócica 10-valente e a pentavalente, e aos 3 meses, a vacina meningocócica do tipo C. “Manter o calendário vacinal atualizado é essencial para proteger crianças e adolescentes, evitando internações, sequelas e mortes”, reforça Roberta Rassi.

A SES-GO reforça a necessidade do diagnóstico precoce e da vacinação como estratégias fundamentais para reduzir os índices de meningite, salvando vidas e prevenindo complicações graves da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *