Trump considera tratado de livre comércio com Argentina e elogia Milei
2 minutos de leitura

Trump considera tratado de livre comércio com Argentina e elogia Milei

Republicano reforça tarifas sobre importados do México e Canadá

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (3) que pretende avaliar a possibilidade de um tratado de livre comércio com a Argentina. Durante um pronunciamento na Casa Branca, o republicano também teceu elogios ao presidente argentino, Javier Milei, classificando-o como um “grande líder” que “está fazendo um excelente trabalho”.

Paralelamente, Trump confirmou que a partir desta terça-feira (4) entrarão em vigor tarifas de 25% sobre produtos importados do México e do Canadá. Questionado se esses países poderiam evitar as novas taxas caso ajudassem a conter os fluxos de fentanil para os EUA, ele foi categórico: “Não há espaço para o México ou o Canadá”.

Trump argumentou que as tarifas são uma maneira de “punir” nações que, segundo ele, “se beneficiam da economia dos EUA sem dar a devida contrapartida”. O secretário de Comércio, Howard Lutnick, destacou que empresas globais podem evitar as taxas caso invistam na produção dentro dos Estados Unidos, citando como exemplo a taiwanesa TSMC, que recentemente anunciou um aporte de US$ 100 bilhões no país.

As novas medidas também incluem tarifas adicionais de 10% sobre produtos chineses e uma taxa específica de 10% sobre a energia canadense. Economistas e CEOs alertam que a ação pode impactar negativamente a economia americana, uma vez que mais de US$ 900 bilhões em importações anuais vêm desses países vizinhos.

As tarifas estão programadas para entrar em vigor às 12h01 (2h01 no horário de Brasília) desta terça-feira. No entanto, Lutnick indicou no domingo (2) que Trump pode ajustar os valores das tarifas antes da implementação, dependendo do contexto econômico e das negociações em andamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *