Tilápia entra no Programa de Aquisição de Alimentos e impulsiona piscicultura em Goiás
1 minutos de leitura

Tilápia entra no Programa de Aquisição de Alimentos e impulsiona piscicultura em Goiás

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) anunciou, pela primeira vez, a inclusão da tilápia no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com objetivo de fomentar a cadeia produtiva da espécie e fortalecer a agricultura familiar no estado. A medida amplia o mercado institucional e promove segurança alimentar de forma estratégica e sustentável.

Segundo o secretário Pedro Leonardo Rezende, a tilápia representa uma atividade econômica em expansão, geradora de emprego e renda. Dados da Pesquisa da Pecuária Municipal 2023 (IBGE) indicam que Goiás produziu 12,5 mil toneladas da espécie, com destaque para Niquelândia (4 mil t), Inaciolândia (1,5 mil t) e Quirinópolis (1,5 mil t). A piscicultura está presente em 176 municípios e conta com 39 agroindústrias registradas sob inspeção municipal, estadual e federal.

O estado também vem ampliando exportações: foram embarcadas 76,3 toneladas de pescado em 2024, e entre fevereiro e maio de 2025, já foram exportadas 30,9 toneladas — o maior volume para esse intervalo. A iniciativa reforça o papel de Goiás como referência nacional na produção de pescado, especialmente tilápia, e fortalece a agricultura familiar como agente de desenvolvimento regional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *