2 minutos de leitura

Tarifa Social Proporciona Meio de Acesso à Água para Famílias Vulneráveis em Goiânia

Em um esforço conjunto entre a Prefeitura de Goiânia e a Saneago – Companhia de Saneamento de Goiás S/A, a tarifa social surge como uma importante iniciativa para garantir o acesso à água para famílias em situação de vulnerabilidade na capital. Este programa, que concede um desconto de 50% nas contas de água, já beneficiou cerca de 7.889 famílias, proporcionando alívio financeiro em meio às dificuldades enfrentadas.

Conforme destaca Hudson Rodrigues de Novais, presidente da Agência de Regulação de Goiânia (AR), a tarifa social é direcionada a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que se enquadram na faixa de extrema pobreza. Essas famílias, desde que tenham um consumo mensal de até 20 metros cúbicos de água e titularidade ativa na conta, podem usufruir do benefício.

“Essa iniciativa representa um passo importante na busca pela equidade social, garantindo que mesmo as famílias mais vulneráveis tenham acesso a um recurso básico essencial, como é o caso da água”, afirma Novais.

Para aderir à tarifa social, os interessados devem entrar em contato com a Central de Relacionamento da Saneago ou agendar atendimento em uma unidade Vapt-Vupt. O processo de inscrição requer a apresentação de documentos pessoais, fatura de água e comprovante de inscrição no CadÚnico. Nos casos em que a conta não esteja no nome do beneficiário, será necessário realizar a transferência da titularidade, mediante apresentação de documentos que comprovem a posse do imóvel.

Com a tarifa social, as famílias têm acesso a um abatimento de 50% no valor mensal da conta de água e esgoto, proporcionando um alívio financeiro significativo. Para aqueles que ainda não estão cadastrados no CadÚnico, é possível buscar auxílio nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) ou Núcleos de Assistência Social (NAS) espalhados pela cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *