SMS alerta população contra raiva após registro de caso confirmado em morcego na capital
2 minutos de leitura

SMS alerta população contra raiva após registro de caso confirmado em morcego na capital

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) emitiu nesta quinta-feira (5/2) um alerta epidemiológico à população após a confirmação do primeiro caso de morcego encontrado morto com o vírus da raiva na capital. O animal foi localizado no Setor Colônia Santa Marta, segundo o gerente de Controle de Animais Sinantrópicos da SMS, Daniel Graziani, que reforçou a necessidade de atenção redobrada à vacinação de cães e gatos e aos cuidados em caso de contato com animais silvestres.

A raiva é uma encefalite aguda com letalidade próxima de 100% e é transmitida por mordidas ou lambeduras de animais infectados. Embora o morcego encontrado não tenha histórico de contato com humanos ou animais domésticos, a circulação do vírus entre animais silvestres eleva o risco de exposição. Graziani orienta que, ao encontrar morcegos ou macacos em solo, a população não se aproxime e evite qualquer contato, pois esses animais podem estar debilitados ou doentes.

Em caso de encontro de animais mortos, a SMS recomenda isolar o local cobrindo o animal com um balde ou caixa para evitar contato e acionar imediatamente a Diretoria de Vigilância em Zoonoses pelos telefones 3030-4056 ou 3030-4121. Em situações de acidente com animais domésticos ou silvestres, especialmente morcegos, a orientação é procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível para avaliação e, se necessário, iniciar a profilaxia antirrábica.

A Prefeitura de Goiânia reforça que a vacinação antirrábica de cães e gatos é a principal medida preventiva. A imunização está disponível em dez pontos da capital, das 8h às 17h, incluindo o Centro de Zoonoses (Rodovia GO-020, Km 08 – Fazenda Vau das Pombas), UPAVet (Avenida José Martins Guerra, Jardim Balneário Meia Ponte) e o Hospital Veterinário da UFG (Campus Samambaia). Outros pontos de vacinação funcionam nos distritos sanitários em dias específicos da semana.

A SMS lembra que receitas, orientações e medidas de prevenção dependem da avaliação clínica feita por profissionais de saúde; por isso, manter a carteira de vacinação dos pets atualizada e evitar contato com animais silvestres são ações essenciais para proteger famílias e animais domésticos contra a raiva.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *