SMS alerta para baixa adesão à vacinação contra febre amarela em Goiânia
1 minutos de leitura

SMS alerta para baixa adesão à vacinação contra febre amarela em Goiânia

Cobertura vacinal alcança apenas 54,99% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informa que a cobertura vacinal contra a febre amarela na capital é preocupante, com apenas 54,99% das crianças de até um ano imunizadas, frente à meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. A doença, transmitida por mosquitos em áreas rurais e silvestres, apresenta elevada letalidade em suas formas graves, tornando a vacinação essencial para prevenir surtos, especialmente devido à proximidade de regiões de mata.

 

Disponibilidade e estratégia ampliada

A vacina, com eficácia de até 99%, está disponível em 24 salas de vacinação da rede municipal durante todo o ano. Além disso, foi incluída nas ações dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), facilitando o acesso para crianças. O esquema vacinal abrange doses aos nove meses e reforço aos quatro anos de idade, com dose única para pessoas entre 5 e 59 anos não imunizadas anteriormente.

 

Locais de vacinação

Entre os pontos de aplicação estão unidades como CS Vila Boa, CIAMS Urias Magalhães, CS Jardim Novo Mundo, CSF Vera Cruz II e o Centro Municipal de Vacinação. A SMS reforça o chamado à população para se vacinar, contribuindo para a proteção coletiva e evitando o risco de reintrodução do vírus na capital.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *