Smartwatch sustentável de alunos de Anápolis conquista 1º lugar em Moscitec
Estudantes do Cepi Dr. Mauá Cavalcante Sávio, em Anápolis, venceram o prêmio na categoria Referência, área de Engenharias, da 9ª Moscitec, em Porto Alegre, com o Sentipulso: um smartwatch sustentável que ajuda colegas neurodivergentes a controlar emoções na sala de aula. Ana Gabrielly Pereira, Pedro Augusto Yoshihara e Anna Beatriz Souza desenvolveram o protótipo usando sucata eletrônica, painéis solares de calculadoras antigas e Arduino Uno.
O projeto nasceu no curso técnico em marketing do programa Profissionaliza Goiás, parceria entre Seduc Goiás e Senac Anápolis, sob orientação dos professores Késia Cruz e Túlio Vadeley Silva. Além do troféu e das medalhas, os jovens ganharam credenciais para feira internacional e estão entre os nove finalistas do Desafio Learning Sectors.
O Sentipulso identifica variações emocionais por meio de sensores e envia alertas visuais e vibrações para auxiliar na autorregulação dos estudantes. “Eles planejaram, testaram, ouviram o público-alvo e aprimoraram a solução. O protagonismo é todo deles”, destacou Késia Cruz.
Emocionada, Ana Gabrielly celebrou o alcance nacional do invento. “O Sentipulso nasceu do encontro entre sustentabilidade, afeto e inteligência artificial. Buscamos conectar vidas e tornar a escola mais acessível”, afirmou.
O troféu em Porto Alegre reforça o potencial de inovação dos alunos de Anápolis e destaca a importância de unir tecnologia e empatia para gerar impacto social.

