SIT destaca avanços da missão internacional por Estônia, Finlândia e Singapura
2 minutos de leitura

SIT destaca avanços da missão internacional por Estônia, Finlândia e Singapura

O secretário municipal de Inovação e Transformação Digital (SIT), Fábio Christino, fez um balanço positivo da missão internacional realizada por Estônia, Finlândia e Singapura, encerrada na última quinta-feira (5/6). Liderada pelo vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, a viagem teve como objetivo conhecer iniciativas inovadoras no campo da tecnologia e da transformação digital.

Em Singapura, a comitiva visitou o Instituto de Educação Técnica (ITE), referência mundial em formação profissional, e analisou o modelo habitacional do Housing and Development Board (HDB), que integra inovação urbana com acessibilidade social. A delegação também passou pela sede da Interpol, onde conheceram o Cyber Fusion Centre e o Command and Coordination Centre, estruturas essenciais no combate ao crime cibernético.

 

Na Estônia, Fábio Christino destacou a participação na e-Governance Conference, o maior evento global sobre governo eletrônico, ressaltando que o exemplo estoniano demonstra a viabilidade de uma administração pública totalmente digital, transparente e eficiente. Em Helsinque, na Finlândia, a visita à biblioteca pública Oodi evidenciou iniciativas educacionais e culturais inclusivas que podem inspirar inovações na gestão pública de Goiás.

“Essa missão foi uma oportunidade única de presenciar modelos de inovação que já geram resultados concretos para a população e que podemos adaptar à nossa realidade”, afirmou Christino, enfatizando que o foco é transformar a gestão pública, tornando-a mais eficiente e centrada nas necessidades do cidadão.

 

O vice-governador Daniel Vilela também ressaltou os resultados da missão: “Nosso objetivo principal é levar para Goiás as soluções mais modernas, tecnológicas e eficientes. Voltamos com propostas concretas e parcerias firmadas que ajudarão a implementar políticas públicas mais eficazes e acessíveis.”

Com os aprendizados adquiridos, o próximo passo será consolidar parcerias e desenvolver projetos-piloto para que Goiás e Goiânia se destaquem como referências em inovação pública no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *