SES-GO Lança Novo Sistema de Regulação de Pacientes para Otimizar a Saúde Pública
2 minutos de leitura

SES-GO Lança Novo Sistema de Regulação de Pacientes para Otimizar a Saúde Pública

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) apresentou, nesta quinta-feira (19/12), no auditório do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), o novo sistema batizado de Saúde Integrada do Estado de Goiás (Sigo).

Desenvolvido para transformar a regulação de pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS), o Sigo traz avanços significativos em eficiência, transparência e agilidade na gestão de leitos hospitalares.

Durante a apresentação, o titular da SES-GO, Rasível Santos, destacou que o sistema interligado a todos os 246 municípios é mais uma ação no processo de regionalização da saúde, iniciado em 2019. “Com a integração, conseguimos visualizar as necessidades do cidadão e oferecer um atendimento mais próximo e eficiente”, ressaltou o secretário.

 

Regulação Automatizada e Prioritária
Rasível Santos também explicou que o Sigo permite a marcação automática dos pacientes, garantindo uma alocação mais justa e equitativa, substituindo o modelo manual. “O sistema já define quem tem prioridade e no tempo adequado, garantindo um acesso mais justo e transparente”, afirmou o secretário.

O subsecretário de Tecnologia da Informação da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Márcio César Pereira, reforçou que o novo sistema oferece módulos e funcionalidades que aprimoram a regulação, proporcionando mais organização e benefícios diretos ao cidadão.Patrícia Palmeira Fleury, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), definiu o Sigo como uma ferramenta que automatiza e regionaliza o atendimento. “Com informações integradas, o sistema possibilita o acesso aos pacientes mais próximos de suas residências, no tempo e local corretos”, afirmou Fleury.

A superintendente de Regulação, Lorena Nunes Mota, destacou que a implantação do Sigo foi realizada em fases, começando com consultas, seguido por exames e, por último, internações, permitindo uma adaptação gradual e ajustes contínuos para garantir qualidade no atendimento.

 

Capacitação e Treinamento
A transição para o novo sistema incluiu capacitações para colaboradores de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) e Centrais de Regulação Municipais. Com acesso em tempo real à situação dos pacientes, o Sigo promove a integração com sistemas hospitalares, viabilizando a busca e autorização de vagas mais próximas da residência dos cidadãos.

Com o Sigo, Goiás avança em um sistema de saúde mais eficiente e acessível, melhorando a qualidade no atendimento à população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *