2 minutos de leitura

Semad Realiza Audiências Públicas para Definir Planos de Manejo de Três Parques Estaduais em Goiás

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) inicia nesta semana uma série de audiências públicas para discutir e definir os planos de manejo dos Parques Estaduais da Serra de Jaraguá, do Araguaia e Telma Ortegal.

Primeira audiência: A discussão começa nesta terça-feira, 20 de agosto, focando no plano de manejo do Parque Estadual do Araguaia. O evento será realizado na sede da APA Meandros do Rio Araguaia, em São Miguel do Araguaia, das 14h às 18h.

Segunda audiência: No dia 22 de agosto, quinta-feira, a partir das 14h, será a vez do Parque Estadual da Serra de Jaraguá. A audiência acontecerá no Cotec, localizado na BR-153, Vila São José, em Jaraguá.

Terceira audiência: A última audiência pública do mês será realizada no dia 27 de agosto, das 14h às 18h, no Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO), em Abadia de Goiás, para discutir o plano de manejo do Parque Estadual Telma Ortegal.

Participação Online

Além das audiências presenciais, a Semad disponibiliza uma plataforma online para que os cidadãos possam contribuir com sugestões até o dia 6 de setembro de 2024. No Portal Ambiental, os interessados podem acessar a minuta dos três planos de manejo em discussão, ler a documentação completa, expressar seu acordo ou enviar sugestões para melhorias.

Importância dos Planos de Manejo

Os planos de manejo são documentos técnicos fundamentais para a gestão eficiente das unidades de conservação. Eles estabelecem diretrizes claras para a preservação dos recursos naturais, incluindo biodiversidade, recursos hídricos e culturais. Além disso, regulamentam as atividades permitidas nos parques, como turismo, pesquisa científica e educação ambiental, garantindo a proteção dos ecossistemas locais e promovendo o desenvolvimento sustentável.

Como Participar

Para contribuir com sugestões online e acessar a documentação completa dos planos de manejo em discussão, acesse o Portal Ambiental da Semad. O prazo para envio de contribuições é até 6 de setembro de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *