Refis 2023: Prefeitura de Goiânia Realiza 60 Mil Negociações para Contribuintes Quitarem Dívidas
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Finanças (Sefin), concretizou quase 60 mil negociações entre os dias 25 de outubro e 20 de novembro, oferecendo a oportunidade para contribuintes inadimplentes regularizarem suas pendências com o município. O programa de Regularização Fiscal (Refis 2023) continua até 15 de dezembro, representando a reta final para os interessados aderirem ao programa.
O Secretário de Finanças, Vinícius Henrique Alves, destaca a importância da negociação para a obtenção de uma certidão de regularidade junto à Prefeitura. Para empresas, isso é crucial para participar de licitações em órgãos públicos, enquanto para pessoas físicas, a regularidade evita a inscrição em órgãos de restrição ao crédito e permite receber possíveis créditos junto ao município.
O agendamento para negociação pode ser feito através do site https://www.goiania.go.gov.br/, na seção “Refis 2023”. Após preencher o questionário, escolher local, dia e horário (entre 08h00 e 17h30), o agendamento é concluído. Para pagamentos à vista, não é necessário agendamento; basta emitir o Documento Único de Arrecadação Municipal (Duam) com desconto na multa e juros, disponível no site da Prefeitura.
Sebastião Lopes, porteiro, resolveu uma dívida acumulada por 12 anos através da negociação: “A minha dívida foi negociada, e por isso valeu a pena ter vindo. Pelo acordo que fiz, terei um prazo razoável para pagar.”
Ulysses Guimarães, ao resolver uma pendência relacionada ao imposto solidário da construção civil do ano passado, elogia a iniciativa: “Essa negociação evitou uma dor de cabeça e deixou tudo bem encaminhado. Pude agilizar o processo que estava em débito com a administração municipal.”
O Refis 2023 já realizou quase 5 mil atendimentos somente na estrutura montada no Mercado Municipal do centro, e a expectativa é de aumento nas adesões ao longo do programa, que se encerra em 15 de dezembro. A recomendação é não deixar para a última hora a negociação dos débitos, a fim de evitar imprevistos.