Rede Municipal de Goiânia Registra 10,6 Mil Atendimentos de Crianças e Adolescentes e Reduz Fila em 47%
2 minutos de leitura

Rede Municipal de Goiânia Registra 10,6 Mil Atendimentos de Crianças e Adolescentes e Reduz Fila em 47%

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contabilizou 10.615 atendimentos a crianças e adolescentes entre 15 de janeiro e 5 de fevereiro deste ano, impulsionados pela implantação de atendimento infantil 24 horas em toda a rede de urgência e emergência da capital. Em comparação aos 22 dias anteriores, o número representa um aumento de 75%, enquanto o tempo de espera para consultas caiu 47%.

Expansão do Atendimento Infantil

A iniciativa, determinada pelo prefeito Sandro Mabel, faz parte do compromisso de campanha de disponibilizar atendimento pediátrico em todas as unidades de saúde, ampliando de 5 para 13 o número de pontos com serviços para pacientes de 0 a 17 anos.

“Ao descentralizar e disponibilizar especialistas em várias unidades, garantimos mais comodidade aos pais e segurança às crianças”, pontuou Mabel.

Conforto para Pais e Filhos

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, a nova estratégia evita que responsáveis precisem percorrer longas distâncias em busca de atendimento, além de reduzir a sobrecarga no Cais de Campinas, que antes recebia grande parte da demanda pediátrica. “Somente ali, registramos uma queda de 25% no fluxo de atendimentos infantis”, destaca Pellizzer.

Redução de Filas

Com a mudança, um profissional médico — generalista ou pediatra — atende exclusivamente o público infantil, separando crianças e adolescentes das filas de adultos. Assim, o tempo de espera diminuiu em 47% quando comparado a dezembro de 2024.

“É fundamental que crianças recebam assistência ágil, pois evoluem para quadros graves de forma mais rápida e precisam de intervenção imediata”, salientou Pellizzer.

Exemplo Prático

Morador do Setor Cidade Jardim, Gustavo Severo relatou que antes precisava se deslocar ao Cais de Campinas e aguardar por horas para obter consulta para seu filho de 2 anos. “No atendimento aqui na UPA do Jardim América, a consulta foi bem mais rápida e satisfatória, com uma pediatra especializada”, disse.

Unidades com Atendimento Infantil 24h

  • Ciams: Urias Magalhães e Novo Horizonte
  • Cais: Campinas, Bairro Goiá, Vila Nova, Cândida de Morais, Parque das Amendoeiras e Finsocial
  • UPAs: Residencial Itaipu, Jardim Novo Mundo, Jardim América, Chácara do Governador e Jardim Curitiba (UPA Noroeste)

Com a reestruturação, a Prefeitura de Goiânia reforça a oferta de serviços de saúde e prioriza o público infantil, garantindo agilidade e melhoria na prestação de serviços à população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *