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PREFEITURA DE GOIÂNIA REVOLUCIONA EDUCAÇÃO COM INVESTIMENTO EM LABORATÓRIOS MAKERS E ENSINO DE ROBÓTICA

A Prefeitura de Goiânia está transformando o cenário educacional da cidade ao investir em laboratórios makers, uma iniciativa que se consolidou como política pública durante a gestão do prefeito Rogério. Esse projeto inovador visa proporcionar aos estudantes o acesso ao ensino de robótica diretamente nas salas de aula, com a inauguração de sete laboratórios makers pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

Os investimentos em tecnologia educacional não se limitam apenas à infraestrutura física. A Prefeitura também está focada na capacitação de profissionais da rede municipal de ensino, orientando os professores sobre as vastas possibilidades exploradas nos laboratórios makers inaugurados sob a liderança do prefeito Rogério.

Rogério destaca o esforço da administração em transformar ambientes anteriormente subutilizados em espaços de aprendizado criativo, impulsionando os profissionais de educação a ensinar de maneira inovadora. Até o momento, escolas como Alice Coutinho, João Vieira da Paixão, Presidente Vargas, Professora Leonísia Naves de Almeida, Santa Marta, Targino de Aguiar e Marlei Garcia já foram contempladas com esses laboratórios.

Os novos laboratórios são entregues com uma estrutura completa, incluindo kits de robótica, painéis de ferramentas, notebooks e outros elementos fundamentais para a cultura maker. Além disso, a Prefeitura ampliou o acesso à tecnologia educacional, distribuindo tablets, computadores e dispositivos tecnológicos para 170 instituições de ensino.

A parceria estratégica entre o município e empresas do setor, como Qualcomm Incorporated, Acer, Claro e Embratel, resultou na entrega de chromebooks para escolas municipais como Professora Silene de Andrade, Ernestina Lina Marra e João Braz, enriquecendo ainda mais o ambiente educacional com recursos tecnológicos de ponta.

Rodrigo Caldas, secretário municipal de Educação, enfatiza que a nova política educacional tem como foco proporcionar uma educação que estimule a criatividade na resolução de problemas. Ele destaca que Goiânia se destaca como pioneira no uso de dispositivos tecnológicos em sala de aula.

Estudantes como Adrielly Santana Barreto, do segundo ano da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Marlei Garcia, já estão colhendo os benefícios dessas iniciativas. Ela destaca a inovação do laboratório, mencionando a presença de uma caneta 3D e diversos tipos de robôs.

O professor Kleiber Pinheiro, responsável por introduzir o ensino de robótica na rede pública, compartilha sua experiência ao observar como a tecnologia e projetos inovadores podem transformar vidas. Ele celebra a expansão do projeto para sete escolas, proporcionando formação não apenas para os alunos, mas também para outros professores.

Gabriel Jeová, ex-aluno beneficiado pelo projeto, destaca o impacto positivo em sua trajetória acadêmica, lembrando sua participação na Olimpíada Brasileira de Robótica e sua vitória na categoria maker. O professor Kleiber enfatiza que o ensino de robótica não apenas complementa a formação dos estudantes, mas também desenvolve habilidades essenciais para liderança no futuro.

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