Prefeitura de Goiânia retira 6 mil publicidades irregulares das ruas
2 minutos de leitura

Prefeitura de Goiânia retira 6 mil publicidades irregulares das ruas

A Prefeitura de Goiânia intensificou as ações de combate à poluição visual na capital, removendo mais de 6.350 unidades publicitárias irregulares entre janeiro e o início de maio de 2025. A fiscalização, conduzida pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) com base na Lei Complementar nº 368/2023 e no Código de Posturas, atuou em ruas, praças, calçadas, postes e demais áreas públicas.

Segundo Renato Medeiros, gerente de controle e programação fiscal da Secretaria Municipal de Eficiência, as publicidades instaladas em logradouros públicos – tais como calçadas, praças, postes e semáforos – são imediatamente consideradas irregulares. > “Os critérios são simples: se a publicidade está em local público, como ruas e avenidas, ela já está automática e ilegalmente exposta, não cabendo regularização. Nessas situações, fazemos autuação e a retirada do material, mesmo sem identificação do proprietário”, afirmou Medeiros.

 

Além da remoção dos engenhos publicitários, as equipes já haviam aplicado 53 autos de infração e emitido 132 notificações orientativas. A Prefeitura também ressaltou que os materiais recolhidos terão destinação sustentável: madeiras utilizadas nas faixas poderão ser reaproveitadas como estacas para mudas, enquanto os resíduos metálicos serão transformados em equipamentos urbanos, como lixeiras e estruturas para parques.

A administração municipal orienta que, caso o interessado possua publicidade instalada em área privada, saiba que pode buscar a regularização abrindo um processo junto à Amma. Por outro lado, material exibido em calçadas ou áreas públicas está sujeito a multa e remoção imediata, sem possibilidade de regularização.

 

Os cidadãos são incentivados a colaborar com a ação denunciando casos de irregularidades por meio dos números (62) 3524-2115, 3524-2121, ou 3524-2125, ou ainda, presencialmente na sede da Amma. A Prefeitura espera que, com a continuidade dessas operações, a poluição visual seja significativamente reduzida, contribuindo para um ambiente urbano mais limpo, seguro e organizado em Goiânia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *