Prefeitura de Goiânia remove 12 toneladas de lixo de imóvel de acumulador
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Prefeitura de Goiânia remove 12 toneladas de lixo de imóvel de acumulador

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quarta-feira 12 de novembro limpeza compulsória em um imóvel na Vila Romana, Região Leste, retirando cerca de 12 toneladas de resíduos e materiais inservíveis. A ação foi executada em parceria com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e a Guarda Civil Metropolitana.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, a intervenção tinha caráter de urgência para proteger a saúde pública e combater arboviroses; durante vistoria, agentes de combate a endemias localizaram focos do mosquito Aedes aegypti e escorpiões. Pellizzer também alertou para o risco de incêndio provocado pelo acondicionamento inadequado de grande volume de materiais inflamáveis.

A equipe ofereceu acompanhamento psicológico e psiquiátrico ao morador, identificado com sinais de Transtorno de Acumulação Compulsiva, e a Prefeitura notificou formalmente o idoso, concedendo prazo de 10 dias para limpeza voluntária. Como não houve providências, a limpeza foi realizada de forma compulsória, explicou o auditor de Vigilância em Zoonoses, Jadson Lima.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que, em 2025, já foram realizadas 23 limpezas compulsórias na capital, em ações que incluem visitas domiciliares, identificação e fiscalização de áreas de risco e campanhas de conscientização. As medidas seguem a Lei Federal nº 13.301/2016, que autoriza a entrada forçada em imóveis privados quando há risco à saúde pública.

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