2 minutos de leitura

Prefeitura de Goiânia Registra Mais de 80 Mil Atendimentos em Unidades de Urgência e Emergência Durante Novembro

No mês de novembro, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou mais de 80.200 atendimentos em suas 13 unidades especializadas em urgência e emergência. Essas unidades incluem os Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais), Centro Integrado de Atenção Médico-Sanitário (Ciams), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e o Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof).

Distribuídas estrategicamente nos sete Distritos Sanitários da cidade, essas unidades contam com equipes multiprofissionais, oferecendo atendimento de qualidade à população. O titular da SMS, Wilson Pollara, destaca a descentralização do atendimento de urgência e emergência, alinhada com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e realizada conforme classificação de triagem.

Dos 80.200 atendimentos, 65.654 foram conduzidos por médicos generalistas em 12 unidades, como Cais Amendoeiras, Campinas, Vila Nova, Bairro Goiá, Finsocial, Ciams Novo Horizonte, Urias Magalhães, e UPAs Jardim Novo Mundo, Dr. Paulo de Siqueira Garcia, João Batista de Sousa Júnior, Maria Pires Perillo e Dr. Domingos Viggiano.

A pediatria, descentralizada, registrou 7.311 atendimentos em quatro unidades de saúde, duas delas com funcionamento 24 horas. As UPAs Dr. João Batista de Sousa Júnior e Maria Pires Perillo, juntamente com o Cais de Campinas e a UPA Dr. Paulo de Siqueira Garcia, atenderam a demanda pediátrica.

Os atendimentos ortopédicos, totalizando 7.235, foram distribuídos entre as UPAs Dr. João Batista de Sousa Júnior e Maria Pires Perillo, além do Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof).

A SMS destaca a importância de procurar o pronto-socorro apenas em casos como febre elevada, doenças cardiovasculares, síndromes respiratórias, entre outros, ressaltando que mais de 70% das visitas poderiam ser evitadas ou direcionadas para unidades de Atenção Primária em Saúde.

A Atenção Primária em Goiânia conta com 75 unidades, integradas à Estratégia de Saúde da Família (ESF), oferecendo atendimentos ambulatoriais. Os agendamentos ambulatoriais podem ser feitos gratuitamente pelo Teleconsulta, WhatsApp, ou pelo aplicativo Saúde Fácil, disponível para Android e iOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *