Prefeitura de Goiânia Investe no Transporte Público com Melhorias e Congelamento de Tarifas
Desde a aprovação da Lei nº 169 em dezembro de 2021, que reestruturou o transporte público coletivo de Goiânia e Região Metropolitana, a Prefeitura de Goiânia tem intensificado a entrega de serviços inovadores para os usuários. Com a gestão do prefeito Rogério Cruz, a cidade busca transformar a experiência dos passageiros, implementando diversas facilidades e benefícios.
Facilidades Tecnológicas e Benefícios aos Usuários
Os usuários do transporte público de Goiânia agora podem pagar suas passagens por aproximação de cartões de crédito e débito, além de poderem adquirir bilhetes via WhatsApp, PIX e QR Code embarcado. Os ônibus foram equipados com biometria facial, agilizando o embarque de idosos, pessoas com deficiência e estudantes que têm direito à gratuidade.
A administração municipal lançou o Passe Livre do Trabalhador, que permite que funcionários de empresas cadastradas realizem até oito viagens diárias, incluindo finais de semana e feriados, por uma tarifa fixa de R$ 180 mensais. Outra inovação é o Bilhete Único, que permite aos usuários escolherem o melhor trajeto para seus destinos pagando apenas uma passagem. Adicionalmente, o Cartão Família permite que até seis membros de uma mesma família utilizem o transporte coletivo nos finais de semana e feriados pagando uma única passagem.
Investimentos em Infraestrutura
A Prefeitura de Goiânia também se destacou pelas grandes obras de infraestrutura realizadas para beneficiar os usuários do transporte público. Comprometida a finalizar o BRT, a administração inaugurou, em 2023, os terminais Paulo Garcia, na Avenida Goiás Norte, ao lado da Rodoviária de Goiânia, e Hailé Pinheiro, também na Avenida Goiás Norte, próximo à Perimetral Norte. Em 2022, foi entregue o novo Terminal Isidória, com um investimento de R$ 19,5 milhões.
Renovação e Expansão da Frota
No primeiro semestre de 2024, a Prefeitura de Goiânia adquiriu 200 novos ônibus equipados com ar condicionado para renovar e ampliar a frota da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). A nova frota inclui 122 ônibus convencionais Euro-VI, 60 ônibus Super Padron Euro-VI de 15 metros, seis ônibus articulados elétricos de 23 metros, seis ônibus Super Padron elétricos de 15 metros e seis ônibus Padron elétricos de 12,7 metros.
Em fevereiro, foi entregue à população um ônibus elétrico superarticulado de 23 metros, equipado com ar condicionado e internet móvel. A eletrificação da frota do Eixo Anhanguera está prevista para ser concluída até o final do ano, com a entrega de 83 ônibus elétricos, beneficiando cerca de 150 mil passageiros diários.
Programa Centraliza
Os primeiros pontos de ônibus do Programa Centraliza foram entregues em fevereiro de 2024. No total, 80 abrigos receberão nova estrutura e adequações físicas no Centro da cidade. Este projeto é uma parceria público-privada, coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) e a Secretaria de Finanças (Sefin). A instalação dos novos abrigos incluirá as avenidas Tocantins, Independência, Contorno, Paranaíba e as ruas 68, 64 e 10.
Compromisso com a Modernização
“A aprovação da Lei nº 169 foi um marco para o transporte público de Goiânia,” destaca o prefeito Rogério Cruz. “Estamos comprometidos em oferecer um serviço de qualidade, com infraestrutura moderna e benefícios que atendam às necessidades dos nossos cidadãos. A renovação da frota e as melhorias nos terminais e pontos de ônibus são apenas algumas das ações que demonstram nosso compromisso com a mobilidade urbana.”
Com esses investimentos e inovações, a Prefeitura de Goiânia reafirma seu compromisso em transformar e modernizar o transporte público da cidade, garantindo mais conforto, segurança e eficiência para todos os usuários.

