Prefeitura de Goiânia Inicia ‘Semana da Primeira Infância: Explorando o Cotidiano Infantil’
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), deu início, nesta segunda-feira (27/11), à “Semana da Primeira Infância: o cotidiano infantil”. A iniciativa é direcionada aos profissionais da Educação Municipal que atendem estudantes da Educação Infantil. A cerimônia de abertura ocorreu no Centro de Convenções da PUC Goiás, no Jardim Mariliza, a partir das 18h.
A Semana da Primeira Infância é uma ação que atende às diretrizes legais e políticas públicas estabelecidas pelo governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), para a Educação Infantil no Brasil. De 2018 a 2020, a SME realizou o projeto sob o nome “Semana do Bebê”, que retornou no pós-pandemia com adaptações para abranger todos os estudantes da primeira infância da rede municipal e se alinhar às novas propostas do MEC.
Com o tema “Cotidiano Infantil”, a edição de 2023 oferecerá palestras e minicursos sobre a organização do cotidiano infantil nas unidades educacionais, bem como os processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. As atividades serão conduzidas por professores doutores, mestres e especialistas na área, não apenas de Goiânia, mas também de São Paulo e do Rio Grande do Sul, e se estenderão pelos dias 28 e 29 de novembro.
A programação inclui a palestra de abertura ministrada pelo Prof. Dr. Paulo Fochi, doutor em Educação pela USP, professor da Unisinos e fundador e coordenador do Observatório da Cultura Infantil (Obeci), no próprio Centro de Convenções da PUC, com a presença do secretário municipal de Educação, Rodrigo Caldas.
Na terça-feira (28/11), o professor criancista Altino José Martins, doutor em Educação pela UFGRS e pesquisador da Udesc/Faed/PPGE, apresentará a palestra no turno da tarde, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades PUC. Na quarta-feira (29/11), o evento contará com nove minicursos, realizados durante os períodos matutino e vespertino, no Campus V da PUC. A programação completa está disponível no site da SME.