2 minutos de leitura

Prefeitura de Goiânia Destrava Obras do BRT, Anunciando Operação em Breve

A aguardada conclusão do BRT Norte-Sul, considerado o maior empreendimento de mobilidade urbana da história de Goiânia, está cada vez mais próxima de se concretizar. Sob a administração do prefeito Rogério Cruz, a entrega do sistema de transporte público nos próximos meses promete revolucionar o panorama da mobilidade na capital goiana.

Iniciado em 2015 com a previsão inicial de conclusão em 2020, o projeto enfrentou uma série de contratempos ao longo do caminho, resultando em significativos atrasos. No entanto, desde o início da atual gestão em 2021, a finalização do corredor do BRT foi priorizada, levando à execução de mais de 30% das obras e à inauguração de três terminais estratégicos.

“Superamos os desafios, corrigimos as incongruências do projeto original e estamos empenhados na conclusão desta obra desde o início de nossa administração. Este legado ficará marcado como um divisor de águas na história de Goiânia, trazendo uma mudança positiva e duradoura para a cidade”, enfatiza o prefeito Rogério Cruz.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira, destaca os obstáculos enfrentados ao longo do processo, que afetaram o planejamento e resultaram em novos atrasos. “Desde sua concepção em 2015, a obra já deveria ter sido concluída há 3 ou 4 anos. Enfrentamos diversos problemas, desde questões ambientais até burocráticas, como as relacionadas ao tombamento de patrimônio histórico. Além disso, a pandemia também impactou, causando escassez de insumos e mão de obra”, explica o secretário.

Atualmente, as equipes de Infraestrutura Urbana concluíram a construção das 31 plataformas do trecho 2 do BRT, estando agora na fase de ajustes finais. Estima-se que o sistema beneficiará mais de 150 mil cidadãos mensalmente, proporcionando uma melhoria significativa na agilidade e fluidez do trânsito.

Além do BRT, a Prefeitura tem investido expressivamente no transporte coletivo, destinando recursos para melhorias no sistema, incluindo a aquisição de 150 ônibus elétricos, que serão integrados à rede até o final de 2024. Desses, 83 serão destinados ao Eixo Anhanguera e 67 ao BRT, que está programado para entrar em funcionamento até julho deste ano.

Com o compromisso de concluir o BRT, a administração atual já entregou importantes marcos para o transporte coletivo metropolitano, como os terminais Paulo Garcia e Hailé Pinheiro, inaugurados em 2023, e o Terminal Isidória, entregue em 2022. Estas iniciativas prometem impulsionar a mobilidade urbana e proporcionar uma experiência de transporte mais eficiente e sustentável para os cidadãos de Goiânia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *