Prefeitura de Goiânia corta em 30% o tempo de percurso no Corredor Mutirão/Castelo Branco
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Prefeitura de Goiânia corta em 30% o tempo de percurso no Corredor Mutirão/Castelo Branco

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), reduziu em 30,5% o tempo médio de deslocamento no Corredor Mutirão/Castelo Branco, que liga a Avenida Bandeirantes, no acesso ao viaduto de Trindade, até a Avenida 85.

Levantamento do Waze Smart City aponta que o trajeto de 9,6 km, que antes levava em média 36 minutos, agora é percorrido em 25 minutos no período da manhã — uma economia de 11 minutos por viagem. A velocidade média dos veículos também aumentou de 16,4 km/h para 22,8 km/h, reflexo direto das intervenções executadas pela atual gestão.

Obras e readequações no trânsito

A tradicionalmente congestionada Avenida Castelo Branco passou por ampla reestruturação. Foram liberadas três faixas de rolamento, após a retirada parcial do canteiro central e a proibição do estacionamento em um trecho de pouco mais de 1 km, entre as praças Walter Santos e Ciro Lisita.
O local recebeu nova sinalização horizontal e vertical, além de adequações geométricas nos cruzamentos. Entre as principais mudanças, está a retirada da conversão à esquerda na Rua Jaraguá e a reprogramação do semáforo, que passou de três para dois tempos, agilizando o fluxo de veículos.

Segundo o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, as melhorias fazem parte do Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, que visa eliminar gargalos e modernizar os corredores da capital.

“Ampliamos a pista, reorganizamos o espaço urbano e implantamos a onda verde com sincronia semafórica inteligente. A redução de 11 minutos no tempo de viagem comprova que as ações estão dando resultado e que Goiânia está no caminho certo”, afirmou o secretário.

Novo acesso e sistema inteligente

Entre as melhorias, destaca-se também o novo acesso da Avenida Castelo Branco à Marginal Cascavel, agora com duas pistas e semáforo próprio. A mudança solucionou um antigo ponto de retenção causado pela conversão à esquerda na Rua Jaraguá, que bloqueava o tráfego.

O motociclista Gregório Neto, que trabalha na região, confirma a melhora:

“Antes, a conversão na Jaraguá causava filas enormes. Agora melhorou demais. Ganhei pelo menos uns dois minutos porque o trânsito flui melhor”, relatou.

A região recebeu ainda o sistema de gestão semafórica inteligente, que permite monitorar e sincronizar os sinais automaticamente, criando a chamada “onda verde”. O comerciante Uli Barbosa, que atua há mais de 15 anos no local, percebe os efeitos práticos:

“O trânsito é sempre um desafio, mas a terceira faixa na Castelo Branco fez toda a diferença. As mudanças já são visíveis”, avaliou.

Expansão do programa

O secretário Tarcísio Abreu anunciou que as ações continuam em outros pontos da capital.

“Nosso próximo eixo com sincronização semafórica será a Avenida 85, outro corredor fundamental. Ao todo, vamos revitalizar 36 corredores, reduzindo cada vez mais o tempo que o cidadão goianiense passa no trânsito”, concluiu

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