3 minutos de leitura

Prefeitura de Goiânia Amplia Isenção de IPTU para Quase 85 Mil Famílias em 2024

A Prefeitura de Goiânia anunciou, nesta quinta-feira (18/1), as atualizações nas regras do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para o ano em curso. Em coletiva de imprensa, o titular da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Vinícius Henrique Alves, revelou os detalhes da cobrança do tributo em 2024, destacando o aumento no número de famílias beneficiadas pelo IPTU Social.

Comparado ao ano anterior, o valor venal máximo do imóvel para obtenção do benefício foi elevado de R$ 140 mil para R$ 157 mil. Isso resultou na isenção do pagamento para aproximadamente 85 mil famílias, um acréscimo de cerca de 14 mil em relação a 2023. Vinícius Alves enfatizou que o IPTU Social é uma medida que busca assegurar justiça tributária e beneficiar famílias carentes na cidade.

O secretário ressaltou o esforço da Sefin desde julho do ano passado para ampliar o número de beneficiados em 2024 sem prejudicar a arrecadação municipal. Ele comemorou os resultados obtidos pelas equipes técnicas da pasta.

Em relação ao valor do imposto, o único acréscimo para este ano é a reposição inflacionária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), totalizando uma alíquota de 4,68%. O número de imóveis inscritos na Prefeitura subiu de 674 mil em 2023 para 793 mil em 2024, sendo que pelo menos 94 mil deles terão redução no IPTU devido à correção das alíquotas.

O secretário também explicou que existem casos específicos em que o valor do IPTU será maior que a inflação em 2024, como imóveis que tiveram acréscimo de área ou mudanças de uso.

Central do IPTU e Calendário de Pagamento: A Central do IPTU, situada no antigo prédio da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), ao lado do prédio da Justiça Federal, iniciará suas atividades em 5 de fevereiro. Os contribuintes podem pesquisar ou emitir o boleto pelo site da Prefeitura, com desconto de 10% para pagamento antecipado. A primeira parcela ou cota única vence em 20 de fevereiro, com opção de parcelamento em até 11 vezes. O pagamento pode ser realizado por cartão de débito ou crédito, PIX, ou pelo aplicativo Prefeitura24horas.

Calendário de Pagamento:

  • 1ª parcela ou cota única: vencimento em 20 de fevereiro
  • 2ª parcela: vencimento em 20 de março
  • 3ª parcela: vencimento em 22 de abril
  • 4ª parcela: vencimento em 20 de maio
  • 5ª parcela: vencimento em 20 de junho
  • 6ª parcela: vencimento em 22 de julho
  • 7ª parcela: vencimento em 20 de agosto
  • 8ª parcela: vencimento em 20 de setembro
  • 9ª parcela: vencimento em 21 de outubro
  • 10ª parcela: vencimento 20 de novembro
  • 11ª parcela: vencimento 20 de dezembro

Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) – Prefeitura de Goiânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *