Prefeito Mabel revela projeto do Anel Viário de 44 km para aliviar a BR-153
2 minutos de leitura

Prefeito Mabel revela projeto do Anel Viário de 44 km para aliviar a BR-153

Na terça-feira (24/6), no 6° andar do Paço Municipal, o prefeito Sandro Mabel apresentou o projeto do novo Anel Viário de Goiânia, destinado a reduzir o tráfego pesado na BR-153, que corta a capital e diversos municípios da Região Metropolitana. A obra prevê 44 quilômetros de pista dupla, estendendo-se de Goianápolis – na PRF – passando por Senador Canedo, Goiânia e Aparecida, até chegar praticamente em Hidrolândia.

O projeto, já aprovado pelo DNIT e que contará com recursos federais, será licitado pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para integrar de forma ágil o projeto executivo e a execução da obra, com início previsto para o primeiro trimestre de 2026 e entrega estimada em até três anos após o começo da construção.

 

Mabel destacou que a demanda pelo empreendimento é antiga. “Já em 1995, no governo Fernando Henrique, discutíamos um contorno que hoje se materializa nesse projeto. Agora, com condições políticas e técnicas favoráveis, vamos tirar o Anel Viário do papel”, afirmou. A pista será construída com pavimento rígido nas vias expressas, garantindo maior durabilidade e menor necessidade de manutenção, além de incluir mais de 30 obras de arte especiais, como viadutos e pontes.

O plano contempla, ainda, 45 obras especiais (totalizando 3.320 metros), divididas entre 10 pontes e 35 viadutos, com 11 interconexões e 11 passagens de nível sem conexão, e 26 quilômetros de interligações com outras rodovias. A previsão é que o Volume Médio Diário (VMD) alcance 21.844 veículos em 2035.

 

Autoridades das três esferas de governo reafirmaram seu compromisso com o empreendimento. Mabel pediu que a prefeitura e os demais municípios parceiros colaborem na atualização dos licenciamentos ambientais e nas desapropriações necessárias, contando com o apoio do Secov-GO para viabilizar essas ações sem custos para o poder público. O vice-governador Daniel Vilela e os deputados federais Rubens Otoni e José Nelto, presentes na reunião, enfatizaram a prioridade do projeto e a necessidade de ação rápida para transformar esse antigo sonho em realidade.

“Essa rodovia vai retirar o trânsito de áreas residenciais, devolver a mobilidade a Goiânia e melhorar a qualidade de vida da população”, concluiu o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *