Prefeito de Goiânia Flagra Descarte Irregular de Sofá e Cobra Maior Conscientização da População
2 minutos de leitura

Prefeito de Goiânia Flagra Descarte Irregular de Sofá e Cobra Maior Conscientização da População

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, surpreendeu na última quarta-feira (5/2) um homem descartando indevidamente um sofá velho em uma área da Vila Luciana. Mabel registrou o flagrante e divulgou o episódio em sua conta no Instagram, onde faz apelo para que os moradores respeitem as normas de descarte de resíduos na cidade.

Apelo por Colaboração

No vídeo, visto por 4,2 milhões de pessoas, o prefeito lamenta a situação e pede auxílio da população para manter a cidade limpa. “Acabamos de limpar a área esta semana, e a pessoa descarta um sofá velho. Me ajuda, gente”, diz Mabel. A repercussão foi imediata, gerando mais de 7 mil comentários nas redes sociais.

“Punição nele, assim nossa cidade vai ficar mais limpa”, sugeriu a internauta Ester Lurdes, enquanto Clara Afonso parabenizou a atitude do prefeito: “Se cada um não fizer a sua parte, o poder público não dará conta”. Já Matheus Caldeira ironizou a situação: “O dia mais sortudo do cara foi encontrar logo o prefeito para dar bronca nele”.

Dados de Infrações

A ocorrência aconteceu logo após Mabel cumprir agenda no Cmei Goiânia Viva. De acordo com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), somente entre 1º de janeiro e 4 de fevereiro, foram registradas 48 denúncias de descarte irregular. Nesse período, 29 pessoas foram abordadas e 35 autuadas, com multas a partir de R$ 5 mil. Seis envolvidos chegaram a ser encaminhados à Central de Flagrantes, e 13 veículos foram identificados como usados nesses descartes.

Medidas de Combate

A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) também reforça as ações contra o descarte inadequado. Na primeira semana de fevereiro, foram apreendidos quatro veículos e aplicadas multas mínimas de R$ 5 mil. A capital conta com cinco ecopontos disponíveis para destinação correta de resíduos inorgânicos, e a Amma deve anunciar mais dez locais provisórios nos próximos dias.

“Não queremos multar, mas sim conscientizar”, ressaltou Mabel em entrevista. “Porém, se não houver cooperação, a fiscalização continuará agindo para evitar danos ao meio ambiente e à cidade”, concluiu o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *