
Palácio das Esmeraldas, patrimônio de Goiás, é entregue à população totalmente restaurado
Na quarta-feira (23/04), o governador Ronaldo Caiado entregou o Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual, totalmente restaurado à população, reforçando a preservação de um importante marco político e cultural de Goiás. Com um investimento de R$ 3,8 milhões, a obra revitalizou o edifício, mantendo suas características originais e o estilo art déco que lhe confere o nome.
Durante a cerimônia, Caiado destacou a relevância histórica do palácio: > “É um prédio de importância histórica para nosso estado. Estamos restaurando para preservar o patrimônio arquitetônico de Goiás. Aqui é a casa do governante e do povo goiano, repleta de simbologia.”
A restauração incluiu reparos de fissuras, recuperação dos balaústres do guarda-corpo da varanda frontal, acabamentos nas paredes externas, impermeabilização com manta asfáltica, colocação de ladrilho hidráulico e recomposição dos peitoris em granilite. A intervenção devolveu à fachada a cor original, elemento que remete ao nome “Esmeraldas.”
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, ressaltou que o projeto valoriza o patrimônio público e consolidou o palácio como símbolo de cultura, história e tradição. No evento, Yara entregou a Caiado um manual de restauração, elaborado em capa dura, que especifica os materiais utilizados – um documento destinado a orientar manutenções futuras e garantir a longevidade da obra.
Localizado na Praça Cívica, o edifício, projetado pelo urbanista Atílio Corrêa Lima e construído entre 1933 e 1937, integra um conjunto de obras que compõem um ambicioso projeto de recuperação dos prédios estaduais. A iniciativa, que deve receber cerca de R$ 30 milhões em investimentos, já inclui melhorias em outros espaços históricos como os da Seds, do Centro Cultural Marietta Telles e do Cine Cultura, com novas intervenções previstas para o Museu Zoroastro Artiaga e o Antigo Fórum nos próximos anos.