Orgulho local: 57% dos colaboradores do HMAP moram em Aparecida de Goiânia
2 minutos de leitura

Orgulho local: 57% dos colaboradores do HMAP moram em Aparecida de Goiânia

A transformação de Aparecida de Goiânia, que passou de “cidade-dormitório” para protagonista do próprio desenvolvimento, se reflete na gestão e operação do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP). Em operação desde dezembro de 2018 e administrado pelo Einstein desde junho de 2022, o HMAP é referência regional em saúde e tem desempenhado papel estratégico no fortalecimento da economia local.

Com uma estrutura de 235 leitos – que incluem UTIs adulta e neonatal, um moderno centro cirúrgico e 10 salas de operação –, o HMAP emprega 1.744 profissionais. Deste contingente, 990, ou 57%, são moradores de Aparecida de Goiânia, evidenciando o compromisso da unidade com a empregabilidade e a qualificação da mão de obra local. Essa política de contratação fortalece o vínculo entre a instituição e a comunidade, contribuindo para a dinamização da economia da cidade.

 

O prefeito Leandro Vilela destacou a importância desse investimento para a região, afirmando:

“O HMAP não é só um hospital. É um ponto de virada. Emprega, movimenta a economia e fortalece a identidade de uma cidade que, por muito tempo, foi vista apenas como coadjuvante. Hoje, Aparecida se afirma como protagonista – com gente daqui cuidando de gente daqui.”

 

Pedro Vieira, diretor médico do hospital, ressaltou que as ações de capacitação oferecidas pelo HMAP – como o curso “Heartsaver”, que ensina noções de Ressuscitação Cardiopulmonar por meio de simulações realísticas – têm contribuído para aprimorar ainda mais a força de trabalho local e disseminar a cultura de excelência do Einstein entre os colaboradores.

Além de melhorar os indicadores de saúde, o HMAP diminuiu a dependência dos moradores de Aparecida em relação à capital para atendimentos de média e alta complexidade, chegando a registrar, em 2024, que 92% dos pacientes eram oriundos do município. Esses resultados destacam a relevância da unidade não só na prestação de serviços médicos, mas também como um motor de desenvolvimento social e econômico.

 

Com a acreditação ONA nível 1 e o reconhecimento da UTI com o Selo Top Performer 2025, o HMAP consolida seu papel na transformação de Aparecida de Goiânia, reforçando a ideia de que investir na saúde pública e na capacitação dos profissionais locais é fundamental para construir uma cidade mais desenvolvida e resiliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *