Mutirão em Goiânia Intensifica Limpeza e Oferece Serviços Gratuitos de Descarte
A Prefeitura de Goiânia, em ação conjunta com o Consórcio Limpa Gyn e a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), intensifica as operações de limpeza urbana neste início de gestão do prefeito Sandro Mabel, reforçando também a necessidade de colaboração dos moradores para manter a cidade limpa e organizada. Em poucos dias de trabalho, equipes promovem mutirões de coleta e conscientização, ao mesmo tempo em que disponibilizam diversos serviços gratuitos de descarte de resíduos.
Ecopontos para Pequenos Volumes
A Companhia de Urbanização (Comurg) gerencia ecopontos distribuídos em pontos estratégicos da capital, onde o morador pode descartar entulhos, recicláveis, pneus, óleo de cozinha, móveis antigos e outros resíduos de pequeno porte. O serviço é gratuito, sem necessidade de agendamento. Basta apresentar nome, endereço e placa do veículo, se houver, e depositar o material nas baias ou caçambas específicas.
Ecopontos disponíveis:
- Guanabara – Rua GB-5 c/ Rua GB-6, Jardim Guanabara II
- Faiçalville – Av. Nadra Bufaiçal c/ Av. Madri APM, Setor Faiçalville
- São José – Rua Frei Nazareno Confaloni c/ Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José
- Campos Dourados – Rua São João Del Rei APM 07, Residencial Campos Dourados
- Parque Eldorado Oeste – Rua Elo 43, Parque Eldorado Oeste
Coleta de Grandes Itens: Cata-Treco
Para descartar objetos volumosos, como móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos em desuso, o cata-treco é a alternativa. O agendamento pode ser feito pelo site do Consórcio Limpa Gyn (consorciolimpagyn.com.br/contato/), preenchendo um formulário com endereço completo e descrição do material. Não são recolhidos entulho de construção civil ou restos de poda/capina.
Materiais de informática (placas e periféricos), pilhas e baterias podem ser entregues na Central de Logística Reversa (Rua S-03 c/ Avenida T-14, Setor Bela Vista). O local funciona das 7h às 22h, recebendo todo tipo de equipamento inservível para posterior encaminhamento a cooperativas parceiras.
Coleta Regular e Seletiva
A coleta diária de lixo é realizada pelo Consórcio Limpa Gyn, cobrindo todas as regiões da cidade, conforme cronograma disponível no site (consorciolimpagyn.com.br/plano-de-coleta/). Já os caminhões de coleta seletiva recolhem vidro, papel, papelão, metal e plástico, conforme rota e frequência específicas (consorciolimpagyn.com.br/plano-de-coleta-seletiva-2/).
Condomínios, empresas e estabelecimentos que produzam mais de 200 litros de resíduos por dia ou 2m³ de entulho devem se cadastrar na Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). Esse registro garante que as grandes quantidades de lixo sejam encaminhadas corretamente, evitando danos ambientais e promovendo sustentabilidade.
Conscientização e Sustentabilidade
A presidente da Amma, Zilma Peixoto, reforça a importância de a população adotar práticas de descarte consciente, usando os ecopontos e contribuindo para a reciclagem, geração de renda às cooperativas e minimização dos impactos ao meio ambiente. Por sua vez, o prefeito Sandro Mabel sublinha o investimento de R$ 300 milhões nos primeiros 100 dias para manter a capital limpa, pedindo o apoio dos moradores contra descartes ilegais em vias públicas.
“Nossos serviços gratuitos estão à disposição. Só com a participação de todos — poder público e sociedade — manteremos Goiânia mais limpa, organizada e sustentável”, finaliza Zilma Peixoto.

