
Mabel Apresenta Avanços no Trânsito de Goiânia com Metronização do BRT
Em um balanço das ações dos primeiros 24 dias de gestão, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, detalhou nesta sexta-feira (24/1) as medidas adotadas para melhorar o trânsito da capital. Entre elas, destaca-se a metronização do BRT, a liberação de faixas de ônibus para motociclistas, a implantação da Direita Livre e um pacote de novas intervenções viárias, que inclui ajustes em semáforos, ampliação da sinalização e melhorias em pontos críticos.
Metronização do BRT e Impactos
Uma das principais iniciativas é a metronização do sistema BRT, que prioriza a operação dos ônibus como em um metrô, com paradas somente nas estações, reduzindo em até 30% o tempo de viagem. Segundo Mabel, a reorganização dos corredores e a retirada de parte das motos das pistas comuns já trouxeram alívio ao tráfego, aumentando em 5 km/h a velocidade média dos carros.
“Toda a cidade de Goiânia será sincronizada, mas começamos pelo BRT para acelerar resultados. A ideia é oferecer ônibus mais rápidos, modernos e atrativos para a população”, explica o prefeito.
Novas Intervenções e Tecnologia
Para dinamizar ainda mais o fluxo, as avenidas Jamel Cecílio, 136 e Castelo Branco terão o trânsito controlado por uma central com informações em tempo real, coordenando todos os semáforos da capital. Mabel também adiantou que há diálogo com empresas de transporte coletivo para disponibilizar bicicletas elétricas no BRT, incluídas no preço da passagem.
Perspectiva de Crescimento
Com um cronograma que prevê intervenções em 10 corredores somente neste primeiro semestre, a administração municipal pretende atingir, em até dois anos, um salto de qualidade no trânsito de Goiânia. O prefeito estima que 26 trechos sejam contemplados, elevando em até 40% a velocidade média dos veículos públicos e privados.
“Estamos determinados a fazer o transporte coletivo andar, renovando a frota e agregando tecnologia. Também vamos ampliar as ‘conversões à direita’, chegando a 180 pontos na cidade, sempre com embasamento em estudos de fluxo e simuladores”, ressalta Mabel, que frisa a importância de soluções inteligentes para entregar resultados rápidos à população.