2 minutos de leitura

Gracinha Caiado Lança PAA Goiás 2024 em Rio Verde: 3 Mil Toneladas de Alimentos Serão Adquiridas da Agricultura Familiar

Nesta segunda-feira (19/08), a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, lançou oficialmente o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Goiás) 2024 em Rio Verde. O programa, parte do 1º Encontro da Agricultura Familiar, organizado pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Emater Goiás, tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e combater a vulnerabilidade alimentar.

Com um investimento de R$ 15 milhões, o PAA Goiás 2024 vai adquirir 3 mil toneladas de alimentos produzidos por pequenos agricultores e destiná-los a cerca de 150 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Em Goiás, temos 152 mil propriedades rurais, das quais 63% são de pequenos produtores da agricultura familiar. Com o PAA, os produtos deles são comprados pelo governo e doados às entidades carentes para que as pessoas que precisam sejam alimentadas”, destacou Gracinha Caiado.

Rio Verde: Escolha Estratégica

A escolha de Rio Verde para o lançamento do programa não foi por acaso. Conhecida por sua forte ligação com a tecnologia e inovação no setor agrícola, a cidade é sede da Tecnoshow, uma das maiores feiras do agronegócio do Brasil. Gracinha Caiado enfatizou a importância de olhar para o agricultor familiar: “Hoje estamos aqui no Encontro da Agricultura Familiar para olhar por esse outro lado, o lado do agricultor familiar”.

PAA Goiás 2024: Impacto Social e Econômico

O programa pretende cadastrar mil agricultores familiares, garantindo a compra de mais de 3 mil toneladas de alimentos. As inscrições para participar do PAA Goiás estão abertas até 6 de setembro. O titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, ressaltou a importância de políticas públicas que fomentem o desenvolvimento do setor agrícola: “Rio Verde é, com certeza, o município mais desenvolvido com relação à economia rural, mas aqui também existem agricultores que precisam cada vez mais do auxílio das políticas públicas”.

1º Encontro da Agricultura Familiar: Apoio ao Produtor Rural

O evento em Rio Verde reuniu cerca de 350 produtores rurais de oito municípios da região e incluiu a entrega de sementes de milho para plantio, beneficiando 4 mil produtores de leite. Além disso, foram distribuídos 39 cartões do Crédito Social, totalizando R$ 190 mil, para alunos dos cursos de Avicultura, Horticultura e Fruticultura.

Com o lançamento do PAA Goiás 2024, o governo do estado reforça seu compromisso em promover a agricultura familiar e assegurar a segurança alimentar de milhares de goianos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *