2 minutos de leitura

Governo de Goiás busca Apoio Federal para Enfrentamento da Dengue: Gabinetes de Crise e Recursos Financeiros são Prioridades

Nesta quarta-feira (07/02), o governador Ronaldo Caiado e o secretário de Saúde, Rasivel dos Reis, apresentaram, por meio de videoconferência, ao Ministério da Saúde, representado pela ministra Nísia Trindade, as estratégias adotadas pelo estado de Goiás para combater a epidemia de dengue e chikungunya. A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, também participou da reunião realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

O governador, único médico no cargo de governador no país, detalhou a implementação de gabinetes de crise que serão instalados nos 246 municípios goianos. Além disso, solicitou recursos financeiros ao Ministério da Saúde para que as prefeituras possam realizar exames laboratoriais. A ministra Nísia Trindade prontamente acatou o pedido.

A rápida resposta do Governo de Goiás ao cenário foi destacada, com ações de suporte a todas as cidades e a instalação de pontos de monitoramento epidemiológico em 40 municípios. O governador ressaltou a importância do envolvimento de todos, incluindo a população, para evitar casos graves e mortes pela dengue.

Os recursos solicitados à ministra serão destinados à realização de exames em todos os municípios, conforme explicou o secretário da Saúde. Ele enfatizou a importância desse procedimento para garantir uma avaliação precisa e tratamento adequado. Rasivel dos Reis destacou que a realização desses exames é fundamental para apoiar os municípios no manejo clínico, especialmente na administração adequada de hidratação, o que pode evitar o agravamento do estado de saúde do paciente e reduzir as internações.

O governador expressou sua preocupação em relação à quantidade de óbitos registrados em Goiás, especialmente de pacientes jovens. Em 2024, foram registrados quatro óbitos de pacientes entre 30 e 34 anos, além de uma adolescente de 16 anos. Essa gravidade tem sido acentuada pelo aumento de casos do sorotipo 2 da dengue no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *