Goiás Retoma Programa de Saúde Ocular e Leva Exames Oftalmológicos a Estudantes
2 minutos de leitura

Goiás Retoma Programa de Saúde Ocular e Leva Exames Oftalmológicos a Estudantes

O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, reativou nesta terça-feira (04/02) o Programa Olhar para Todos, considerada a maior política de saúde oftalmológica do Centro-Oeste. Lançada em novembro de 2024, a iniciativa recebeu mais de R$ 36 milhões em investimentos estaduais para promover exames oculares em alunos da rede pública estadual, dentro das próprias escolas.

Estrutura Itinerante

A programação de 2025 começou pelo Cepi Professor Pedro Gomes, no Setor Campinas, em Goiânia, que conta com 453 estudantes. Uma unidade móvel equipada com quatro consultórios realiza exames gratuitamente, oferecendo diagnósticos de miopia, astigmatismo, hipermetropia e, quando necessário, a entrega de óculos ou encaminhamentos para procedimentos cirúrgicos.

“Esse projeto é pioneiro no país e impacta diretamente a qualidade de vida dos alunos, reduzindo evasão escolar e melhorando o rendimento nas salas de aula,” ressalta o secretário de Saúde, Rasível Santos.

Parceria e Atuação

O Olhar para Todos é conduzido pelo Goiás Social, em parceria com as secretarias estaduais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, além da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof-UFG).

“Países desenvolvidos priorizam a educação e cuidam da saúde dos alunos no início da vida escolar. Em Goiás, temos essa atenção especial do governo,” destaca o oftalmologista Marcos Ávila, fundador do Cerof/UFG.

Meta até 2026

A expectativa é de que 1.114 colégios estaduais, totalizando mais de 495 mil alunos, recebam as visitas da equipe e da unidade móvel até 2026. Somente em fevereiro, 10 outras escolas de Goiânia estão agendadas para receber o projeto, que visa garantir diagnósticos precoces e acompanhamento contínuo.

Próximos atendimentos (fevereiro)

  • 05/02: Col. Estadual Colemar Natal e Silva
  • 06/02: Col. Estadual Duque de Caxias
  • 10/02: Col. Estadual Damiana da Cunha
  • 11/02: Cepi Profª Lousinha Carvalho
  • 12/02: Cepi Dr. Antônio Raimundo Gomes da Frota
  • 13/02: Cepi Santa Bernadete
  • 14/02: Escola Estadual Nhanhá do Couto
  • 17/02: Cepi Castro Alves
  • 18 e 19/02: Col. Estadual José Lobo

Com a ação, o Governo de Goiás busca assegurar a prevenção de problemas de visão, melhorar o desempenho estudantil e promover mais saúde e inclusão em todo o estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *