Goiás inaugura Semana do Meio Ambiente com lançamento do Projeto Agro Sustentável
3 minutos de leitura

Goiás inaugura Semana do Meio Ambiente com lançamento do Projeto Agro Sustentável

O governador Ronaldo Caiado inaugurou nesta quarta-feira (4/6) a Semana do Meio Ambiente, realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em Goiânia. Com o tema “Conciliando Pessoas e Natureza”, o evento, que segue até esta quinta-feira (5/6), reuniu representantes e parceiros para discutir inovações e desafios na gestão ambiental.

Durante a cerimônia de abertura, Caiado lançou o projeto “Agro Sustentável”, focado na recuperação e sustentabilidade ambiental da bacia do Alto Rio Meia Ponte. Em seu discurso, o governador destacou o orgulho de unir produção e conservação, ressaltando que Goiás se firmou como referência nacional ao reduzir o desmatamento em 72% em 2024, comparado ao ano anterior.

A titular da Semad, Andrea Vulcanis, também marcou presença ao assinar um novo termo de adesão ao programa Juntos pelo Araguaia, maior iniciativa de revitalização de bacias hidrográficas no país. O acordo abrange diversos municípios do Estado, reforçando o compromisso com a implementação de 48 políticas públicas ambientais de maneira séria e responsável.

 

Empresas que aderem ao programa assumem o compromisso de investir na recomposição da vegetação nativa, além de adotar práticas para a conservação de solo e água. Neste sentido, a Atiaia Energia S.A comprometeu-se, em 5/6, a restaurar 50 hectares de Cerrado na bacia do Alto Rio Araguaia, com início do projeto previsto para até 45 dias após a comunicação formal e conclusão em três anos.

Além das iniciativas governamentais e empresariais, a Semana do Meio Ambiente promoverá painéis e debates até esta quinta-feira, abordando os desafios e as soluções de Goiás frente às mudanças climáticas. As discussões também preparam o terreno para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que será realizada em Belém (PA) em novembro.

 

Durante a cerimônia, foram entregues prêmios que incentivam a preservação ambiental, como o benefício em dinheiro destinado aos produtores contemplados pelo programa Cerrado em Pé, do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), e o Prêmio Goiás Sustentável, que reconhece iniciativas que melhoram a qualidade de vida com práticas sustentáveis.

José Mário Schreiner, presidente do Sistema Faeg, destacou a importância do diálogo entre os setores produtivo e ambiental, ressaltando que os avanços só foram possíveis com a liderança firme de Caiado e a competência técnica da Semad. Essas ações demonstram o compromisso do governo de Goiás com o desenvolvimento sustentável e a preservação das riquezas naturais do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *