3 minutos de leitura

Goiás Forma Mais 39 Policiais de Elite do Batalhão de Choque

Nesta terça-feira (24/09), o governador Ronaldo Caiado destacou a importância da segurança pública contínua ao participar da formatura do 18º Curso de Operações de Choque da Polícia Militar de Goiás (PMGO), que formou 39 novos policiais de elite para o Batalhão de Choque. Após 90 dias de treinamento intenso, os novos agentes estão capacitados para atuar em missões críticas de controle de multidões, reintegração de posse, policiamento em grandes eventos e operações prisionais.

Formação Especializada: Curso de Elite com 435 Horas de Treinamento

Com início em junho, o curso incluiu 435 horas de instrução, distribuídas em 20 disciplinas essenciais para preparar os policiais para operações de alta complexidade. Dos 49 inscritos, apenas 39 concluíram o rigoroso treinamento, sendo 30 policiais militares de Goiás, além de participantes de outros estados como Mato Grosso do Sul, Piauí, Santa Catarina, e Distrito Federal. A formação também incluiu policiais penais de Goiás e do Distrito Federal.

O governador Ronaldo Caiado, ao enaltecer o compromisso do governo com a formação especializada, enfatizou a necessidade de uma segurança pública que funcione de forma contínua e diária. “Não existe segurança pública que não seja continuada. Pra ela estar bem, tem que ser todos os dias. E é por isso que apoiamos os cursos, para que possamos ter mais batalhões especializados”, afirmou Caiado.

Policiais Prontos para Missões Críticas

Agora formados, os agentes do Batalhão de Choque estão aptos a enfrentar situações de alta tensão, como controle de multidões e operações em cenários complexos. O cabo Neilton Nunes, um dos formandos, destacou a realização pessoal ao concluir o curso. “Foram três meses de muito esforço e dedicação, mas viver este momento de estar no Choque, onde sempre quis estar, não tem palavra que explique essa sensação”, comemorou.

O comandante-geral da PM, coronel Marcelo Granja, ressaltou a importância do Batalhão de Choque na estrutura da Polícia Militar de Goiás. Ele destacou que todas as demais unidades especiais, como Bope, Giro, Graer e Rotam, nasceram dessa formação de elite. “Este é um curso voltado para a disciplina e o emprego nas missões principais. Mas também é fundamental que essa tropa qualificada realize missões secundárias, como o patrulhamento tático, cobrindo a malha protetora da população”, indicou Granja.

Aprimoramento Constante e Integração de Forças

O comandante do Comando de Missões Especiais (CME), coronel Alexandre Saliba, celebrou mais uma formação de sucesso, destacando o aprimoramento contínuo da PMGO. “Estamos entregando novos homens especializados no combate ao crime organizado, integrando conhecimento entre agentes de Goiás e outros estados”, afirmou o Secretário de Segurança Pública de Goiás, coronel Renato Brum, reforçando o compromisso da PM em prover a melhor segurança pública do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *