Goiás fica em 2º lugar no ranking nacional de alfabetização infantil com 72,7% de crianças letradas
1 minutos de leitura

Goiás fica em 2º lugar no ranking nacional de alfabetização infantil com 72,7% de crianças letradas

Goiás alcançou o segundo lugar no Índice Criança Alfabetizada 2024, divulgado pelo Ministério da Educação, ao atingir 72,7% de alunos alfabetizados até o 2º ano do Ensino Fundamental, superando a meta federal de 69%.

O governador Ronaldo Caiado ressaltou o papel do Estado na garantia de ferramentas para que “essas crianças atinjam todo o seu potencial” e lembrou que “não há cidadania plena sem combate ao analfabetismo”. Para a secretária de Educação, Fátima Gavioli, os resultados comprovam que “investimentos relevantes e acertados” vêm assegurando a alfabetização na idade certa.

O avanço é creditado ao programa AlfaMais, criado em 2021 pela Secretaria da Educação em parceria com os 246 municípios goianos e a Associação Bem Comum. Entre 2022 e 2024, foram investidos R$ 158 milhões em formação continuada de professores da Educação Infantil e dos 1º e 2º anos, distribuição de materiais didáticos, kits escolares e literários, avaliações externas pelo Saego-Alfa e incentivos como o Prêmio Leia e o ICMS Educacional.

Em 2016, apenas 13,2% dos alunos goianos atingiam o nível ideal de alfabetização; em 2023, o estado já era o 4º colocado. Com o resultado de 2024, Goiás não só subiu ao 2º lugar no Brasil como alcançou o nível 4 na escala de alfabetização do Inep, consolidando-se como referência nacional em educação fundamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *