Goiás Bate Novo Recorde de Abertura de Empresas
Goiás alcançou, em 2024, a marca de 38.306 novas empresas, superando em quase 5 mil o número de registros de 2023 (33.847). Essa é a segunda vez consecutiva que o estado bate seu recorde anual, de acordo com dados divulgados pela Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg).
“A quebra do recorde já era realidade, já que alcançamos o número de 2023 ainda em novembro. Agora sabemos que são quase 5 mil empresas a mais, de um ano para o outro. É a prova de que nossos esforços para facilitar a vida de quem quer empreender em Goiás têm dado muito certo”, comemorou o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira.
Números e Perfil das Empresas
Os dados consideram apenas negócios que não se enquadram como Microempreendedor Individual (MEI). Somente em dezembro, foram contabilizadas 2.030 novas empresas não MEI, elevando o total de empreendimentos ativos no estado para 537.494. Caso se incluam os MEIs, o número de CNPJs ultrapassa 1,18 milhão em Goiás.
Entre as cidades goianas com maior concentração de empresas, Goiânia lidera, concentrando 30,5% dos registros, seguida por Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Valparaíso. Chama atenção ainda o fato de 1.999 empresas manterem capital social superior a R$ 500 mil, sinalizando a presença de investimentos mais robustos na região.
Atividades Mais Procuradas
As cinco áreas com maior número de registros em dezembro de 2024 foram:
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Consultoria em gestão empresarial (exceto consultoria técnica específica)
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
A diversidade dos setores reforça a atratividade de Goiás para diferentes perfis de empreendedores, consolidando a posição do estado como um importante polo de negócios e desenvolvimento econômico.

