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Goiás Avança na Educação com a Implementação de 16 Novas Unidades de Ensino em Tempo Integral

Nesta segunda-feira (11/12), equipes gestoras das futuras 16 unidades escolares que oferecerão ensino em tempo integral a partir de 2024 participaram de um encontro formativo em Goiânia. A formação, em parceria com o Instituto Sonho Grande, focou na discussão da proposta pedagógica, nas particularidades do modelo de Educação Integral e nos impactos positivos dessa abordagem na redução das desigualdades sociais.

A abertura do encontro foi conduzida pela secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, que enfatizou o compromisso da Educação em atender a todos os envolvidos, incluindo servidores, estudantes e a comunidade escolar. Destacou também os diferenciais das escolas de Tempo Integral, ressaltando que os Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) têm a responsabilidade de promover o desenvolvimento humano integral.

Gavioli afirmou que o ensino integral vai além do tempo estendido, proporcionando uma educação completa que abrange não apenas a formação geral básica, mas também conceitos essenciais de convivência, ética, democracia, respeito e uma postura antirracista e não violenta.

 

Dados e Impacto Social:
A consultora do Instituto Sonho Grande, Maria Medeiros, apresentou dados que evidenciam o impacto positivo da Educação em Tempo Integral na redução das desigualdades sociais. Destacou que estudantes formados no ensino médio integral têm um salário médio mensal 18% maior em comparação com alunos do ensino médio regular.

Além disso, Maria Medeiros ressaltou que mulheres que passam pela Educação Integral têm uma probabilidade 8 pontos percentuais maior de ingressar no mercado de trabalho em comparação com estudantes mulheres do ensino parcial.

O encontro formativo representa um passo significativo na implementação dessas 16 novas unidades de ensino em tempo integral, promovendo uma abordagem educacional mais abrangente e alinhada com as necessidades e desafios contemporâneos. O comprometimento com a formação integral dos estudantes visa não apenas fortalecer o desenvolvimento acadêmico, mas também contribuir para a construção de cidadãos engajados e preparados para enfrentar os desafios da sociedade moderna.

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