Goiânia treina 850 agentes para orientar sobre prevenção a acidentes com escorpiões
1 minutos de leitura

Goiânia treina 850 agentes para orientar sobre prevenção a acidentes com escorpiões

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), capacitou 850 agentes de combate a endemias nesta semana para orientar a população sobre prevenção de acidentes com escorpiões e ações de controle da proliferação do animal.

Segundo o secretário Luiz Pellizzer, a informação é ferramenta essencial para reduzir riscos. “Os agentes, em parceria com a Vigilância em Zoonoses, visitarão domicílios para ensinar a eliminar fontes de alimento e abrigo, instalar barreiras de proteção e orientar sobre procedimentos em caso de picada ou avistamento”, explica.

 

Entre janeiro e junho, a Vigilância recolheu 125 escorpiões e registrou 43 acidentes na capital. O biólogo Daniel Graziani alerta que o uso de pesticidas não é indicado. “Escorpiões se escondem em frestas, sob entulhos, telhas e troncos. É fundamental manter quintais limpos, vedar ralos e instalar telas em janelas”, orienta.

Moradores podem acionar o serviço de recolhimento pelo WhatsApp (62) 99152-2545, canal também disponível para dúvidas e orientações. Em caso de picada, a recomendação é buscar imediatamente atendimento em qualquer unidade de urgência e emergência.

 

Para evitar acidentes, a SMS ainda recomenda: vedar caixas de esgoto, manter áreas internas livres de entulho, examinar roupas e calçados antes do uso, afastar móveis das paredes e usar luvas grossas ao manusear materiais de construção ou limpar jardins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *