Goiânia reforça ações educativas e revitalização de faixas de pedestres
2 minutos de leitura

Goiânia reforça ações educativas e revitalização de faixas de pedestres

De janeiro a julho de 2025, a Secretaria de Engenharia de Trânsito de Goiânia (SET) promoveu 2.171 ações educativas em faixas de pedestres e revitalizou 348 delas em diferentes regiões da cidade, reforçando a importância do respeito mútuo entre motoristas e pedestres. As intervenções incluíram orientação direta nos pontos de maior fluxo, apoio de agentes de trânsito e cronograma contínuo de manutenção e pintura da sinalização horizontal.

No mesmo período, a SET registrou 8.990 infrações relacionadas ao desrespeito às faixas de pedestres, um sinal de alerta para a necessidade de mais cuidado no uso do espaço viário. A não preferência a pedestres ou pessoas com deficiência concentrou 2.626 autuações, enquanto estacionar ou parar sobre a faixa gerou 2.174 e 2.216 registros, respectivamente. Houve ainda 234 flagrantes de motoristas que ignoraram pedestres em travessia e 153 casos de desrespeito em pontos de embarque e desembarque de transporte coletivo.

O diretor de Trânsito Luís Tiago Santos orienta os pedestres a usar o gesto de levantar a mão para sinalizar a intenção de atravessar: “Esse movimento simples aumenta a visibilidade e garante mais segurança.” Segundo ele, muitos pedestres ainda se sentem constrangidos, mas a sinalização manual é fundamental para chamar a atenção dos condutores.

Para os motoristas, Luís Tiago reforça a responsabilidade compartilhada e destaca que reduzir a velocidade próximo às faixas, manter a atenção ao tráfego e respeitar o direito do pedestre pode salvar vidas. “Gentileza e prudência no trânsito fazem diferença”, afirma.

O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, lembra que a segurança viária depende de um tripé: educação, fiscalização e sinalização. “Nenhuma medida terá efeito se motoristas e pedestres não adotarem postura de respeito e responsabilidade. Só assim construiremos um trânsito mais humano em Goiânia.”

A administração municipal anuncia a continuidade de campanhas educativas e a expansão das ações noturnas, além de parcerias com escolas para reforçar a conscientização desde cedo. Além da manutenção das faixas, a SET avalia novas tecnologias de sinalização e monitoramento para aumentar a eficácia das iniciativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *